5 mulheres inovadoras em suas áreas de atuação

Se hoje o mundo é cruel com as mulheres, no mercado e trabalho, saiba que antes, a situação era muito pior. Preconceitos, machismo e racismo impediam mulheres de buscarem seus sonhos e sua independência. Mesmo assim, algumas mulheres decidiram enfrentar todas as barreiras, mudando os paradigmas de suas áreas.

Conheça aqui a história de cinco mulheres brasileiras que superaram desafios, e tornaram-se profissionais bem sucedidas – e divisoras de águas, em seus campos de atuação.

 

1.     Ana Neri – Enfermeira

Ana Justina Ferreira Neri foi uma das pioneiras da enfermagem profissional no Brasil.

Foi Ana Neri que, ao viajar com seus familiares, para os campos de batalha na Guerra do Paraguai (1864-1870), começou a pensar técnicas e modalidades de cuidados à pessoas que sofriam traumas (mutilações e amputações). Claro, que foi uma enfermagem ainda rudimentar.

Mas ela foi a primeira. Tratando de feridos de guerra e doentes (com doenças como cólera, varíola e malária), Ana uniu sua formação intelectual, ao estudo e observação de ações médicas. Dessa forma, definiu algumas das primeiras noções de Enfermagem em Urgência do mundo.

 

2.     Nise da Silveira

Nise Magalhães da Silveira (1905-1999) foi uma médica psiquiatra brasileira, que inovou a Psicologia Clínica no país, de várias formas.

Nise foi uma das maiores especialistas brasileiras na obra de Carl Gustav Jung, principalmente em campos como individuação e personalidade durante anos.

Nise, também, revolucionou a Psiquiatria no Brasil. Abolindo tratamentos agressivos (como eletrochoques), a médica propôs usar fundamentos da Arteterapia , como principio terapêutico. Com sucesso.

 

3.     Auri moura da Costa

A primeira juíza do Brasil foi Auri Moura da Costa (1910-1991) se formou na Faculdade de Direito do recife, em 1933. Começando a carreira nem 1939, como Promotora Pública.

Mais tarde, em 1968, foi nomeada Desembargadora do tribunal de Justiça do Ceará, e, em 1974, ocupou a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

Além disso, publicou obras teóricas sobre Direito Civil e Direitos de Crianças e Adolescentes.

 

4.     Marissa Mayer

Marissa Mayer foi CEO do Yahoo, um dos principais portais de internet do mundo. Nascida em 1975, começou sua carreira estudando Computação em Stanford, vindo a se especializar em Desenvolvimento de Softwares de Inteligência Artificial.

Mais tarde, no Google, começou a trabalhar no desenvolvimento dos serviços da plataforma (tais como, Stret View, Images, News). Em 2012, foi eleita a CEO do Yahoo, ocupando o cargo até 2017, quando saiu para assumir um companhia Lumi Labs, focada em Inteligência Artificial e Mídias de Consumo.

 

5.     Rachel Maia

Nascida em 1971, em São Paulo, é, atualmente, conselheira do Grupo Soma, que detém o controle sobre grifes, como Farm e Animale.

Formada contadora, sua carreira na só deslanchou depois de voltar do Canadá, onde estudou Inglês, na contabilidade da joalheria Tiffany’s, onde ficou por sete anos.

Sempre trabalhando com Finanças Corporativas, Rachel passou pela joalheira Pandora e também pela Lacoste do Brasil, sempre focando na gestão das marcas.

Atualmente, além do Grupo Soma, Rachel também faz mentoria de business com mulheres.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.