O que é a Casa da Moeda?

 

Quando pensamos na inflação, é muito comum que alguém diga: se o dinheiro está em falta, basta que se produza mais.

Esse é um erro teórico em termos de teoria econômica, uma vez que a circulação do papel-moeda (isso é, o dinheiro que tocamos, e não o valor abstrato, guardado no banco) não resolve problemas financeiros (eventualmente, até agrava eles).

Além disso, a produção de dinheiro-objeto, no Brasil, precisa seguir um rigoroso controle de qualidade e fiscalização, a fim de que a economia não sofra perdas significativas.

E qual é a instituição responsável por isso: é a Casa da Moeda, uma das empresas mais antigas do nosso país.

 

Empresa colonial

Uma das mais antigas instituições brasileiras é a Casa da Moeda. Fundada em 8 de março de 1694, em Salvador, a empresa estatal tinha como objetivo produzir moedas a partir do ouro explorado em terras brasileiras.

Com os avanços políticos, o Brasil se tornou independente de Portugal, e a empresa continuou sua produção, agora para o Império.

Com os avanços industriais, também foram desenvolvidas unidades monetárias em papel – as notas.  A primeira delas, de 1810. Isso trouxe um outro problema, para o país – a falsificação de notas.

Dessa maneira, a Casa da Moeda ganhou outras atribuições: a fiscalização contra fraudes e golpes financeiros.

 

Mais do que moedas

Atualmente, a Casa da Moeda fica no Distrito Industrial de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e seu trabalho não se resume a produção de notas e moedas de circulação corrente.

Claro que esse é o trabalho principal da empresa; sua capacidade pode ser de quase 10 mil folhas por hora.

Entretanto, há outras impressões e produções importantes para o país, tais como moedas comemorativas e selos postais.

Além disso, aqueles selos que vêm colados em produtos como bebidas alcoólicas e caixas de cigarro também são de responsabilidade da empresa. Esses selos (oficialmente chamados de selos de Controle Fiscal) garantem que o produto teve a sua taxação adequada.

A importância deles é no combate ao trafico de bebidas e cigarros, um crime que não aparece tanto nos jornais, mas ainda acontece bastante.

 

Documentos oficiais e premiações

Além de trabalhar com a impressão de dinheiro, a empresa é a responsável por imprimir a maioria dos documentos oficiais brasileiros, tais como passaportes, certidões e carteiras.

Alguns documentos não são impressos pela Casa da Moeda, propriamente. Porém, eles são desenvolvidos por ela, e, nas repartições regionais, seguem o formato criado pela empresa.

Assim, a instituição tem um serviço de análise e identificação de fraudes em impressos. Isso incluí dinheiro-papel, mas também selos postais, selos de qualidade, diplomas, carteiras de Conselhos Regionais de categorias trabalhistas.

Nos documentos e emblemas, há medalhas, certificados e emblemas comemorativos, como por exemplo, as insígnias de Ordem Nacional do Mérito, criadas para homenagear cidadãos que fizeram feitos notáveis.

Por fim, a Casa da Moeda também investe em pesquisas sobre documentação, controle fiscal e acesso a informação de forma segura, autentica e dinâmica, nos meios digitais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.