Como reconhecer um golpe financeiro?

 

Um dos maiores problemas para quem quer investir é na busca por um fundo que seja rentável e seguro. Muitos, diante disso, optam por investimentos tradicionais, tais como poupança, LCI e Tesouro Direto.

Há pessoas, entretanto, que buscam fundos mais rentáveis. Não é um problema querer fazer seu dinheiro render mais. Entretanto, é preciso ter cuidado e bom senso.

Na ganância e na ingenuidade moram os golpistas financeiros. Pessoas como Bernard Madoff (1938-2021) e Charles Ponzi (1828-1949) se aproveitaram dessas características, para criarem esquemas de financiamento fraudulento, levando milhares de pessoas a perderem, juntas, bilhões de dólares.

Claro que existem financiamentos diferenciados, tais como Peer-to-peer (P2P) e Debêntures, que são modalidades de fundos de garantias diferenciados, com potencial de alto lucro. Logo, é preciso aprender como identificá-los.

Porém, como saber o que é um golpe, e o que é um investimento realmente vantajoso? Veja alguns sinais de que o investimento é um golpe, no nosso artigo.

 

1.      Falta de informações

O primeiro sinal de alerta sobre um golpe é a falta de informações sobre o fundo. Fundos de investimentos reais serão claros e detalhados. Fundos fraudulentos não.

E eles não trazem mais informações, justamente por não terem mais informações, só uma explicação básica e genérica. É preciso apenas um chamariz, para os primeiros aportes.

Se você quer investir, peça detalhes, incluindo notas fiscais, documentos lavrados em cartório etc.

Madoff falava que sua falta de informações era sua “carta na manga” para conseguir juros altos. Na verdade, ele simplesmente mentia.

 

2.      Informações confusas

Por outro lado, às vezes a falta de informações é somada ao problema das informações confusas. Esquemas fraudulentos, principalmente de fundos de garantia, usam de linguagem específica de economia, legislação e contabilidade, para fazer os documentos serem difíceis de serem entendidos.

Se você quer investir, mas não está conseguindo entender direito como funciona o sistema de tributação e juros, desconfie. A ideia de um golpe é vencer os curiosos pelo cansaço.

 

3.      Reações às críticas

Uma das características de esquemas golpistas é a forma como as críticas são tratadas. Quase sempre, elas são rebatidas com tons ofensivos ou ofendidos.

Por quê? Porque a ideia é atacar a vítima, justamente, no ego. Golpistas que são questionados vão alegar que sua honra está ofendida, por exemplo, para que sua vítima se sinta constrangida de ter desconfiança.

Outra reação é da agressividade. Eles vão rebater as críticas, com termos duros, a fim de parecerem humilhados diante da desconfiança, até jogar a cartada final: “se você não acredita em mim, retire seu dinheiro”.

Ou seja, vão procurar fazer com que o erro pareça ser seu, em não confiar. Se o SAC de um fundo ou seu presidente agirem dessa maneira, desconfie.

 

4.      Falta de resultados

Valido, principalmente, para fundos de investimentos em empresas. Se a empresa não apresenta produtos, se ela não tem resultados comprovados, desconfie.

Empresas fraudulentas sempre vão alegar problemas de toda a sorte, para não apresentarem seu trabalho aos investidores – exatamente por ele inexistir.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.