O notebook pode mesmo ficar o tempo todo na tomada?

Quem nunca se pegou deixando o notebook plugado na tomada por longos períodos? Afinal, parece tão prático e conveniente ter sempre a bateria cheia, não é mesmo?

Mas será que essa prática é realmente inofensiva?

Vamos descobrir juntos!

Em primeiro lugar, é importante entender que os notebooks modernos são projetados para lidar com diferentes regimes de carga.

Isso significa que, em teoria, não há problema em deixar o aparelho conectado à energia o tempo todo. No entanto, existem alguns cuidados que devemos ter em mente.

Quais cuidados ter com o notebook?

Atente-se a ventilação! O superaquecimento é um dos principais inimigos dos notebooks. Quando o aparelho está constantemente ligado à tomada, pode haver uma maior geração de calor, especialmente se estiver sendo usado para tarefas intensivas, como jogos ou edição de vídeo.

Você pode Gostar Também:

Sendo assim, certifique-se de que as saídas de ar não estejam obstruídas e, se possível, utilize uma base de resfriamento.

Outra coisa é que as baterias de íon-lítio, comuns na maioria dos notebooks, têm um ciclo de carga que pode ser afetado pelo hábito de deixar o aparelho sempre na tomada.

Segundo especialistas, é recomendável descarregar a bateria até cerca de 20% a 30% pelo menos uma vez por mês para ajudar a manter sua saúde a longo prazo.

Além disso, utilize sempre o carregador original fornecido pelo fabricante ou um compatível de boa qualidade.

Carregadores de baixa qualidade podem fornecer energia instável, o que pode danificar tanto a bateria quanto outros componentes do notebook.

A partir desses pontos de vista, saiba que deixar o notebook constantemente plugado pode reduzir sua vida útil ao longo do tempo.

Isso ocorre devido ao aumento do estresse térmico e à tensão constante sobre a bateria.

Sem contar que pode te colocar em riscos, já que, em casos extremos, um superaquecimento prolongado pode representar um risco de incêndio. Embora seja uma situação rara, é importante estar ciente desse possível perigo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.