Não é apenas sobre tesouras: saiba como ser uma cabelereira de sucesso, em 2023!

 

O mercado da beleza é o terceiro setor com maior tendência de crescimento no Brasil. Perdendo apenas para alimentação saudável e negócios digitais, o fato é: há um enorme contingente de cabelereiras e manicures no país.

Mesmo assim, o setor cresce. Milhares de homens e mulheres entram na profissão, todos os anos. E há demanda. Os homens estão perdendo os preconceitos, e abraçando a própria vaidade.

Logo, 2023 é o ano para quem quer atuar como cabelereira, ou esteticista em geral.

Porém, como se destacar? Como se empregar em (ou mesmo abrir) um salão, e lá formar uma clientela fiel?

Não é um caminho fácil. Mas, tempos agudos pedem criatividade e inovação. Saiba sobre esses dois tópicos no nosso artigo. Depois faça nossos cursos e se torne uma profissional de destaque!

 

Comece estudando

Não tem outro caminho. Tudo que envolve técnica e habilidade começa com estudos. Bastante estudos.

Você aprende a ser cabelereira observando profissionais mais antigas? Sem dúvida! Porém, não basta ver. É preciso entender sobre cabelos, entender a parte biomédica deles, para não cometer gafes com produtos e tinturas, por exemplo.

É preciso estudar sobre cortes, coloração, composições químicas, marketing pessoal, higienização, além, claro, de estética. Saber como criar efeitos de luz, volume, altura, dentre outros.

 

Escolha uma área, e invista nela

Se você quer ganhar dinheiro com estética capilar, é preciso estudar e se especializar em uma área. Há nichos como “corte de precisão”, “permanente”, “box braids”, dentre outras.

Escolha aquelas que você mais se identifica, e estude sobre elas. Comece com o básico, estude métodos tradicionais, pesquise inovações.

 

Esteja nas redes

Redes sociais servirão para você ter um portfólio fácil de ser acessado, e que pode gerar engajamento, por parte das clientes.

Então, tenha um perfil profissional. Fale de sua carreira nele, exiba os trabalhos realizados, mostre os cursos que você faz, comente sobre técnicas e cortes de celebridades.

Você precisa produzir seu próprio conteúdo, mesmo que ele seja minimamente de fotos e vídeos. É muito mais fácil ser encontrada, dessa maneira.

 

Procure inovações e tendências

Todos os anos, milhares de produtos e tecnologias voltadas a estética capilar são lançados no mercado. Inclusive, há apps para aprimorar seu trabalho, gerenciar sua agenda, trocar experiências.

Essas novidades geram tendências, ganha destaque, a profissional que estiver antenada a elas.

Procure essas inovações, estude sobre as próximas modas e comece a investir naquelas que servirem para aprimorar seu trabalho de cabelereira. Seja criativa e original, nesse sentido.

 

Empreendea!

Você é a líder da sua carreira. Estude comunicação e marketing; hoje as pessoas são clientes ativos – elas divulgam resultados positivos e negativos nas redes.

Logo, para se destacar, você precisa ter um bom marketing pessoal, ser uma profissional simpática, atenta e agradável.

Pense na carreira como uma empreendedora, analisando oferta e demanda, custos de produção e execução, desenvolvendo balanços anuais e planejamentos futuros…

a chave da sobrevivência profissional é a forma como você administra sua carreira.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.