Fazendo networking da forma correta: 5 dicas de ouro

 

O mundo dos negócios é baseado em muitos pilares.

Competência é o primeiro deles. Ser um profissional de sucesso é, principalmente, ser um profissional com formação de excelência e um currículo consistente.

Porém, há outros pilares que também precisam ser respeitados e praticados. E um deles é o networking, ou seja, sua rede de contatos, trocas profissionais, indicações e experiências.

Não adiante você dizer que tudo é mérito seu.

Seu mérito precisa ser descoberto por pessoas que possam te ajudar e te proporcionar trabalhos e oportunidades.

Vale dizermos, entretanto, que não basta “ter contatos”, porque se o seu perfil profissional não for de excelência, as pessoas não vão te indicar.

Afinal, indicar o nome de alguém é associar-se a essa pessoa.

Sobre o currículo, não há mistérios: continue estudando, procure trabalhos que deem relevância a seu histórico profissional, faça cursos da Pensar Cursos…

Sobre o networking – aí pode ser mais complicado.

 

1.      Não seja pedante

O primeiro risco do networking é você parecer pedante:

Você encontra um bastião dos business se agarra a ele, fica tentando ser visto por ele, fica falando sobre si… Um erro!

Esse papa dos negócios vai lhe dedicar, provavelmente, uns 10 minutos (todos vão estar em volta dele). Use esses 10 minutos para vocês trocarem ideias, você se apresentar, entregar um cartão de visitas, conversar sem pressões…

Forçar uma conversa é pedantismo.

 

2.      Faça networking com conhecidos

Parece contraditório, afinal é um conhecido (alguém que estudou com você, ex-colega de trabalho). Mas é, justamente, por isso que fica mais fácil começar assim.

Essa pessoa já tem boas memórias de você e de seu trabalho, formação e atuação.

A dica aqui é manter esses contatos ativos, atualizar essa pessoa sobre sua vida profissional, mostrar suas ideias recentes.

Cimentar um percurso profissional que já começou é mais fácil, do que começar um novo (mas ter novos contatos também é vital).

 

3.      Se interesse reciprocamente

Não seja egocêntrico – se interesse pelos outros, também.

Existem milhões de outros profissionais de sua área, em todo o mundo. Vá atras deles, procure aprender com seus pares.

Ser alguém que apenas procura ser visto, mas não vê, é péssimo para sua imagem profissional. Vai sugerir que você é um “sanguessuga dos negócios”, e não alguém disposto a se atualizar e crescer como profissional.

 

4.      Tenha contatos variados

Ter contatos variados é o famoso “saia da bolha”.

Por exemplo:

Se você é um advogado tributário, conhecer apenas tributaristas vai te ajudar, em termos. Você ficará limitado ao mundo dos tributaristas.

Não vai conhecer outras perspectivas e ideias – e, quando algum não-tributarista precisar de um tributarista, provavelmente, você não será lembrado.

 

5.      Vá a eventos

Não acredite apenas no poder do LinkedIn.

Pessoas gostam de conversar com pessoas, ir a eventos é importante para você se atualizar, conhecer profissionais, trocar palavras para além das formalidades e fórmulas do b2b.

Além disso, participando de eventos, você descobre novas personalidades dos negócios – e é descoberto por elas.

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