Então, seu livro foi aceito por uma editora, já passou pelo trabalho de preparação e editoração. Agora, começam etapas técnicas. Elas não mais, tanto, das suas ideias, agora. Por que? Porque agora o trabalho é mais objetivo.
O primeiro trabalho é a revisão.
O revisor geral e o revisor técnico
A primeira revisão que seu livro terá será a revisão geral. A revisão geral é voltada à parte gramatical do texto. Palavras erradas ou faltando, pontuações, erros de concordância… Coisas que você, que escreveu, não percebe, por uma razão simples.
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Você já leu seu livro demais, já se acostumou às palavras, não presta atenção aos detalhes. O revisor é isso: um detalhista das frases.
A segunda revisão depende muito do gênero que você escreve. Se for um livro de poesia, romance, crônica, livro de viagens, provavelmente não haverá revisão técnica – é uma escrita criativa, e não uma “verdade acadêmica”.
Já se seu livro for acadêmico, provavelmente haverá um revisor técnico para apontar problemas teóricos, ou demais questões que ele considera relevantes para a matéria.
O exemplo mais claro é um livro de medicina. Se o autor falar que um paciente x estava sob uma condição incomum na medicina tradicional, o revisor técnico vai apontar o problema teórico aí; cabe ao autor ver se esses dados estão corretos ou não.
Ou seja, o revisor técnico vai apontar aquilo que, pela formação acadêmica dele, parece incoerente em relação a teoria geral do conhecimento, daquela área.
Vale apontar que nenhuma revisão, técnica ou não, é aprovada sem a anuência do autor, que pode (e deve) se justificar sempre que ele discordar do revisor.
A imagem do livro
Depois da revisão, seu original seguirá para a parte de diagramação, arte (quando houver) e capa.
O que é a diagramação? É o profissional que fará o design do livro. Ele vai posicionar os capítulos, definir margens, montar o formato do arquivo que vai pra gráfica (ou que vai ser transformado em e-book), vai definir o tipo de fonte (letra, no jargão editorial), o índice etc.
Às vezes o diagramador cuida da arte do livro: as imagens na capa, contracapa, bem como eventuais páginas de cores diferenciadas e a foto do autor. Em outras, é o capista.
Esse é o designer/artista/ilustrador que fará a capa (e a arte, quando for o caso) do livro. O desenho da capa, a posição, formato e tamanho das letras, cores etc. essa capa pode ser mais criativa, ou mais voltada a uma decisão do departamento de marketing.
Afinal, às vezes um livro se julga pela capa. Quem define isso é o departamento de marketing, se houver.
Geralmente, a parte gráfica é feita a partir de ideias do autor. Então, será ele quem vai aprovar o projeto gráfico, sugerir mudanças etc. Porém, tudo depende da editora, da proposta editorial, da fama do autor, e do tipo de livro.
Isso concluído, começa a burocracia editorial. Confira a seguir.