6 profissões antigas que hoje não fazem sentido

No passado, antes dos avanços tecnológicos que conhecemos hoje, algumas demandas da sociedade eram atendidas por trabalhos razoavelmente simples de serem feitos, mas que, por falta das tecnologias adequadas, eram impossíveis.

Alguns trabalhos, vistos hoje em dia, são, inclusive cômicos. Mas eram executados, por existir a necessidade deles.

O que nos leva a convicção de que a necessidade humana é a inspiração para o avanço tecnológico.

Você conhece imaginar que profissões são essas? Confira:

 

1.     Arauto

O arauto era um profissional que só pode ser totalmente substituído, com a descoberta e desenvolvimento de aparelhos de rádio.

Isso porque o arauto era um profissional responsável por transmitir informes oficiais nas cidades. Esse mensageiro, normalmente alguém alfabetizado, ia até a praça pública, e lá realizava leituras de proclamações e declarações governamentais.

Contribuía para sua existência, a falta de letramento da maioria da população. Logo, mesmo anúncios escritos e pregados em lugares públicos, geralmente, eram ineficientes.

 

2.     Acendedor de lampião

Profissão que foi extinta com a invenção e popularização da eletricidade. Os acendedores de lampião eram funcionários com uma função bem especifica: acender e apagar lampiões.

Pode parecer simples, mas basta você olhar pra sua rua: quantos postes de luz há, em apenas uma quadra? Agora imagine ter como função todo o dia, no anoitecer, ir, de poste em poste, acendendo e depois, apagando…

No início, os lampiões eram alimentados por óleo (normalmente, de baleia); depois, por gás encanado.

3.     Despertador

Hoje em dia, relógios-despertadores podem ser encontrados por valores irrisórios, em qualquer loja de utilidades domésticas.

Porém, o acesso a um relógio despertador era, há 150 anos muito raro, e, se voltarmos mais 50 anos no passado, poderia dizer que era impossível.

Fabricar um relógio era algo caro e altamente técnico. Então, as pessoas de certa comunidade contavam com alguém para acordá-las.

Animais eram mais comuns no campo. Nas cidades, quem acordava aos outros era uma pessoa que ia de casa em casa, batendo nas portas, tocando sinetas e afins.

 

4.     Leitor

Profissional que trabalhava em fábricas, onde o trabalho era extremamente extenuante, e os operários tinham a necessidade de ter algo para aliviar as tensões. A profissão, como de arauto, foi extinta quando foi inventado o rádio.

Isso porque, a profissão consistia em uma pessoa lendo notícias e demais publicações, durante o período de funcionamento de uma fábrica.

Dessa forma, os trabalhadores não sucumbiam ao tédio e stress, durante o expediente.

 

5.     Leiteiro

Não sendo uma profissão totalmente extinta , a profissão de leiteiro teve sua importância quase anulada.

Nas últimas décadas, aparelhos de refrigeração atingiram preços populares, e técnicas de conservação láctea foram sendo aprimoradas.

 

6.     Telefonista

A mais popular das profissões extintas, talvez por ser uma das que gerava mais empregos.

Realizar ligações exigia uma conexão de uma linha com a outra, e isso só era possível por ação humana. O aprimoramento dos cabos de telefonia deu fim a esse problema.

Hoje, com celulares e satélites, a profissão acabou de vez.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.