Massagens são tratamentos médicos, ou são tratamentos de relaxamento?

Apesar de ser usada há milhares de anos, por diversas culturas orientais, as massagens, são ainda hoje, vistas com alguma ressalva por pessoas no ocidente.

Para muitas pessoas, o simples atoe de se massagear, ou receber uma massagem não é, em si, um tratamento médico, mas sim uma técnica de relaxamento. Um Tratamento alternativo, por assim dizer.

Afinal, se pensarmos em “tratamento médico” como um conjunto de práticas definidas pela ciência, estudadas em faculdades, e atuando em conjunto com remédios, de fato, a massagem não vai parecer um tratamento médico.

Além disso, há massagistas que não têm formação em Fisioterapia ou Medicina, apesar de fazerem um trabalho excelente. Outros, por sua vez, justamente por não terem essa formação, exercem um trabalho pífio.

Além, claro, de pessoas que se denominam “massagistas”, mas na verdade são profissionais do sexo, e usam (muito grosseiramente) o termo profissional, apenas para disfarçar alguma forma de fiscalização.

Assim, será que massagens são tratamentos médicos ou não?

 

Medicinas alternativas: tradições e estudos

 

Diante de tantas perguntas e colocações, o que podemos dizer é: sim, massagens são tratamentos médicos. Seus benefícios são citados, inclusive, por Hipócrates (460 – 380 a.c), o “pai da medicina” Europeia.

Por que, então, a massagem ainda encontra resistência entre algumas parcelas da população? A resposta vem da História: na Idade Média (séculos IX à XIV), práticas envolvendo o contato físico foram consideradas pecaminosas, pela Igreja Católica do período, mesmo para fins de estudo (como em aulas de anatomia).

Assim, massagens foram abolidas da Europa.

A própria Fisioterapia, como área de estudos, só veio a ser reabilitada por médicos europeus nos séculos XV-XVI. Com o advento de maquinários industriais, no século XVIII, a Fisioterapia voltou a ser praticada, como um tratamento para operários lesionados.

E com ela, as massagens voltaram à tona.

 

Músculos e energias

 

Assim, como interpretar os tratamentos de massagem? Ciências médicas mais materialistas e mais esotéricas têm suas explicações para o benefício da prática.

Do ponto de vista fisiológico, o estimulo de certas partes do corpo auxilia na eliminação do ácido lático excessivo do corpo. Nosso corpo produz ácido lático, naturalmente; porém, em nosso dia-a-dia, vivenciamos situações que exigem mais do corpo. Esse excesso de ácido causa dores musculares, fadigas, câimbras e outros problemas. E a massagem ajuda.

Do ponto de vista esotérico, situações de estresse do dia a dia desregulam nossa energia vital (que recebe nomes como chi, axé, luz astral, prana, entre outros); ficamos carregados e influências e cargas insalubres. Uma das formas de regular essa carga, e descarregar esse excesso pode ser pela massagem.

Por tanto, seja qual for a razão que motive você, tenha uma certeza: a massagem (feita por um profissional capacitado) é um tratamento médico.

Existem massagens do mais diversos tipos e origens; elas podem ser utilizadas, com muito proveito, até para problemas não musculares. Algumas mais conhecidas são: com pedras quentes, ortopédicas, pediátricas, esportivas, faciais, para controle de peso, entre outras.

O mais importante é estuda-las!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.