Estudantes já podem solicitar ISENÇÃO da taxa do ENEM 2024

Veja como solicitar o benefício e participar do ENEM 2024

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova aplicada anualmente pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Informações importantes sobre a próxima edição do ENEM já foram divulgadas e todos os estudantes que pretendem fazer a prova em 2024 devem ficar atentos. Devemos destacar, por exemplo, que a isenção da taxa de inscrição poderá ser solicitada a partir desta segunda-feira, 15 de abril.

Dessa maneira, para que você consiga solicitar o benefício e participar do exame, separamos um resumo completo com as principais informações sobre a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2024. Vamos conferir!

Isenção da taxa de inscrição ENEM 2024: candidatos já podem solicitar benefício

Conforme as informações contidas no edital da isenção da taxa de inscrição do ENEM 2024todos os estudantes podem, a partir desta segunda-feira (15), solicitar a isenção da taxa para participar da prova.

Segundo o edital publicado pelo Inep no Diário Oficial da União (DOU), o benefício poderá ser solicitado até o dia 26 de abril.

Solicitar a isenção da taxa de é muito simples: os estudantes interessados deverão acessar a Página do Participante e preencher um formulário eletrônico disponível no site. Para acessar o sistema é preciso possuir uma conta gov.br.

Por fim, é preciso lembrar que todos os candidatos devem pagar uma taxa para participar da prova do ENEM. O valor da taxa para 2024 ainda não foi divulgado, mas a taxa era de R$ 85 na edição do exame em 2023.

ENEM
Será necessário pagar uma taxa para participar do ENEM 2024. Imagem: Imagem: Diário do Nordeste/Reprodução

Ficou com alguma dúvida sobre como enviar o pedido de isenção da taxa de inscrição? Acesse o edital publicado pelo Inep e confira mais informações.

Isenção da taxa de inscrição ENEM 2024: quem pode solicitar o benefício?

Nesta edição da prova do ENEM, poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição todos os estudantes que:

  • Estiverem cursando a última série do ensino médio no ano de 2024, em qualquer modalidade de ensino, em uma escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
  • Cursaram todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola privada e que possuam renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declararem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Isenção da taxa de inscrição ENEM 2024: resultado dos pedidos

O Inep irá divulgar a versão preliminar do resultado dos pedidos de isenção da taxa do ENEM 2024 no dia 13 de maio. Caso necessário, os candidatos poderão enviar recursos quanto ao resultado preliminar entre os dias 13 e 17 de maio.

Após a análise dos recursos enviados pelos estudantes, o Inep irá divulgar o resultado definitivo dos pedidos das isenções no dia 25 de maio. Todos os documentos estarão disponíveis no site do Inep.

Estudantes também podem enviar justificativa de ausência no ENEM 2023

Além dos pedidos de isenção da taxa de inscrição, nesta segunda-feira (15) começa também o período em que os candidatos poderão justificar a ausência no ENEM 2023. Assim como no caso das isenções, as justificativas serão recebidas até o dia 26 do mesmo mês.

Precisam justificar a ausência no ENEM 2023 os candidatos que receberam a isenção da taxa de inscrição na última edição da prova, mas faltaram aos dois dias de prova e querem solicitar o benefício novamente. Nesse caso, será preciso explicar quais foram os motivos que o levaram a não comparecer às provas.

Segundo as informações divulgadas, o Inep irá considerar válidos como justificativa os seguintes motivos:

  • Assalto ou furto; 
  • Acidente de trânsito; 
  • Casamento/união estável; 
  • Morte na família;
  • Maternidade ou paternidade;
  • Acompanhamento de familiar;
  • Privação de liberdade;
  • Emergência/Internação/repouso médico ou odontológico;
  • Trabalho;
  • Deslocamento a trabalho;
  •  Intercâmbio acadêmico;
  • Atividade curricular.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.