ENEM 2024: veja os tópicos de Filosofia que podem ser cobrados na prova

Veja quais são os temas que poderão ser cobrados no ENEM 2024

Milhares de estudantes brasileiros já começaram a preparação para enfrentar a próxima edição da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, que acontecerá no fim do ano.

O primeiro passo para começar a estudar é entender como cada disciplina será cobrada no exame e quais são os temas fundamentais dentro de cada uma delas. Sabemos que a prova do ENEM aborda, por exemplo, questões de filosofia no primeiro dia do exame.

Nós sabemos que as questões podem abordar diversos tópicos dessa disciplina, mas existem alguns temas que são cobrados com muita frequência e que, assim, você não pode deixar de incluir no seu cronograma de estudos.

Dessa forma, para você consiga turbinar a sua preparação para a prova, separamos um resumo com os temas de filosofia que podem ser cobrados na prova de ENEM 2024. Vamos conferir!

Epistemologia

O termo “epistemologia” é utilizado para definir a área da da filosofia que se dedica ao estudo do conhecimento. Na prova do ENEM, as questões sobre esse tema podem abordar as diferentes fontes de conhecimento, os limites do conhecimento científico e a relação entre linguagem e conhecimento.

Os filósofos contratualistas

Recebem o nome de “filósofos contratualistas” os pensadores que defendiam que os homens e o Estado deveriam criar um contrato social para garantir a sobrevivência e o convívio em sociedade.

No ENEM, o contratualismo pode ser cobrado em questões sobre os principais aspectos do pensamento de Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau e John Locke.

Estudar filosofia ENEM
É importante que você estude o Contratualismo para a prova do ENEM. Imagem: Jens Mahnke/Pexels

Em primeiro lugar, devemos entender que Thomas Hobbes (1588-1679) afirmava que a única forma de conseguir atingir um estado harmonioso seria por meio da criação de um contrato social, por meio do qual os seres humanos abririam mão de parte de sua liberdade, entregando-a ao Estado. Assim, o governo centralizador poderia controlar as pessoas e garantir a existência harmoniosa.

John Locke (1632-1704), por sua vez, defendia que os direitos naturais dos homens, como a liberdade e a propriedade privada, só poderiam ser garantidos por meio de um contrato social por meio do qual os homens renunciariam ao direito de promover sua própria justiça e delegá-lo aos governantes. Para Locke, essa seria a única forma de evitar um estado de guerra constante e de garantir o direito à liberdade e à propriedade privada

Para Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), o contato social deveria consistir em uma associação entre todos os homens de uma comunidade. Logo, o Estado deve ser o próprio povo: o soberano do Estado é o povo e o governo, portanto, deve satisfação à soberania popular. Para que uma soberania pudesse existir, assim, seria fundamental garantir a vontade geral, ou seja, a manifestação do interesse comum.

Política e cidadania

Em 2023, a prova do ENEM também pode cobrar as questões relacionadas à política e à cidadania com frequência.

Dessa forma, é muito importante que você não deixe de estudar temas como democracia, participação política, direitos individuais e coletivos, e a relação entre o Estado e a sociedade.

Além disso, também é importante estudar os direitos individuais e coletivos. Na prova de Ciências Humanas, o ENEM pode incluir questões sobre a natureza e a importância dos direitos humanos, a relação entre direitos individuais e os interesses sociais e o papel do Estado na garantia desses direitos.

Filosofia antiga

A filosofia antiga abrange o período em que a atividade filosófica se concentrava principalmente na Grécia Antiga.

Na época, o pensamento filosófico surgia da necessidade dos filósofos de entender a realidade por meio da razão, sem utilizar os mitos. Dentre os principais pensadores que contribuíram para a filosofia antiga, podemos mencionar: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.