[Pensar Cursos - top]

Concurso Público: 5 dicas de estudo para a reta final

[Concurso Público: 5 dicas de estudo para a reta final]

A reta final é a fase mais dramática do período de preparação para concursos para muitos candidatos. Desse modo, muitos concurseiros acabam ficando perdidos e ansiosos nesse período que é crucial para o bom desempenho na prova.

Por esse motivo, apresentamos cinco dicas de estudo para se manter em forma na reta final, confira!

1. Mantenha o foco

Primeiramente, é preciso manter o foco. Na reta final muitos candidatos entram em desespero, sofrem com a ansiedade e isso dificulta o aprendizado. Por isso, é importante ter calma e manter seu pensamento direcionado para o seu objetivo principal. Só assim você poderá fazer bom uso dos momentos finais de estudo.

2. Aceite os seus limites

Aceitando os seus limites, você poderá se preparar melhor para o momento da prova. Na reta final é fundamental entender que não dá para aprender mil e um assuntos de última hora. Assim, você deve aceitar, por exemplo, que há assuntos que não vai conseguir estudar para que possa se aprofundar em outros.

3. Faça simulados

Uma ótima forma de estudar nas últimas semanas que antecedem a sua prova é através dos simulados. Faça um simulado real com uma prova anterior do seu concurso, determine o horário de início e término e respeite as restrições reais do dia da prova. Assim, além de descobrir os assuntos que você mais precisa revisar, estará mais familiarizado com as regras na hora da prova.


4. Mantenha sua rotina de sono e exercícios

Apesar de parecer uma ótima ideia para muitos, perder horas de sono para estudar na reta final não é nada sábio pois o sono é fundamental para a memória. Então, preserve seu tempo de descanso e garanta 8h de sono por noite. Além disso, mantenha sua rotina de exercícios físicos para diminuir a ansiedade e garantir a liberação de endorfina, substância natural que estimula a sensação de bem-estar e conforto.

5. Revise

Por fim, revise. A reta final deve ser reservada à revisão. As últimas semanas não devem ser usadas para aprender assuntos novos, mas sim para retomar e relembrar tudo o que foi estudado nos meses anteriores. Então retome suas anotações, fichamentos, flash cards, mapas mentais e tudo o que for preciso para reativar os assuntos em sua memória.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos