CONAE 2024: UnB sedia Conferência Nacional de Educação

A Universidade de Brasília (UnB) sediará a partir do próximo domingo, dia 28 de janeiro, a Conferência Nacional de Educação. De acordoco com a programação, a CONAE 2024 vai até o dia 30, próxima terça-feira. O evento discutirá diversos temas educacionais como evasão escolar e analfabestismo. 

O evento acontecerá no campus Darcy Ribeiro e subsidiará a elaboração do Plano Nacional na área para o próximo decênio (2024-2034), que deve ser apresentado como projeto de lei do governo federal para o Congresso neste ano.

Nesse sentido, o tema central da conferência é “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o tema do evento “evidencia a ênfase na promoção de uma educação inclusiva e comprometida com o desenvolvimento sustentável”. 

Convocada de maneira extraordinária pelo Decreto Lei 11.697/23, a CONAE 2024 é promovida pelo MEC, com coordenação do Fórum Nacional da Educação (FNE). A organização logística da CONAE 2024 está sob responsabilidade da Faculdade de Educação da UnB.

A Conferência é destinada aos delegados que participaram das fases preparatórias a esta etapa nacional. A Etapa Nacional da Conferência Nacional de Educação é precedida pelas etapas municipais, intermunicipais, distrital e estaduais. De acordo com a FNE, o público previsto para o evento é de cerca de 2 mil pessoas. Dentre os representantes1,5 mil são estudantes, trabalhadores em educação, pais e mães responsáveis, conselheiros de educação e dirigentes educacionais.

A programação da CONAE 2024 será iniciada no próximo domingo (28) e vai até terça-feira (30), com atividades a partir das 8h todos os dias. Imagem: GOV.BR/ Divulgação
A programação da CONAE 2024 será iniciada no próximo domingo (28) e vai até terça-feira (30), com atividades a partir das 8h todos os dias. Imagem: GOV.BR/ Divulgação

CONAE 2024: Programação 

A programação reunirá diversos encontros, mesas de debate e atos culturais todos voltados ao tema, com o objetivo de promover debates amplos sobre as necessidades educacionais no Brasil. Confira a programação completa no site GOV.BR.

Durante a CONAE, serão discutidos temas relevantes para a educação, tais como currículo escolar, formação de professores, financiamento da educação, inclusão, diversidade, entre outros. As propostas e resoluções elaboradas durante a conferência têm o objetivo de influenciar as políticas públicas na área educacional.

Principais temas da CONAE 2024

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, que é professor da educação básica em Pernambuco, falou sobre os objetivos do evento e os temas que serão abordados durante a programação.

Araújo afirmou que a conferência é um espaço de atuação social e popular ara todos os segmentos que atuam na educação básica, superior e profissional. 

Além disso, o presidente da CNTE destaca os desafios a serem enfrentados e debatidos no evento. Um dos pontos mencionados por ele é o grande númede de jovens e adultos, a partir de 18 anos, que não concluiram o ensino básico, mesmo o direito à educação sendo previsto na Constituição.

A defasagem no processo de aprendizagem dos alunos devido à pandemia da covid-19, que trouxe consequências drásticas, evidenciando as lacunas é outro tema previsto na programação, que tenta abarcar os assuntos mais urgentes evidenciados tanto dentro da sala de aula quanto no planejamento nacional.

“A gente entende que há dois principais desafios: o financiamento da educação e a falta de participação popular nas questões do ensino. Nós tivemos nesses últimos anos dois planos nacionais e não foram colocados em prática de forma devida”, afirmou Araújo. 

O educador ressaltou ainda que, a partir dos debates realizados, a conferência vai produzir um documento final com uma avaliação do atual plano de educação que vigora até junho deste ano.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também MEC receberá as inscrições para a edição única do SiSU 2024 até 25 de janeiro; são ofertadas mais de 200 mil vagas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.