Como se tornar um ator

Uma das profissões mais antigas de todo o mundo é a de ator. De “ator” no masculino, inclusive, uma vez que na Grécia Antiga (a partir do ano aproximado de 550 a.C. quando as peças que chegaram aos dias de hoje surgiram), apenas homens podiam atuar.

A situação para mulheres só começou a mudar por volta do século XVII, na França. Mas os atores, esses sempre estiveram lá. Entretanto, até meados dos anos de 1950, ser ator não era algo bem-visto.

Mesmo assim, muitos persistiram, e hoje é quase um lugar-comum, para qualquer celebridade de reality show: virar ator.

Entretanto, ser uma Atriz ou Ator, assim, com letra maiúscula, do tipo que atua em grandes peças ou que marcam época, esse é um caminho longo, e árduo. Você sabe qual é ele?

 

Tudo começa com um curso reconhecido pelo MEC

Antes, para você ser atriz ou ator, bastava ter talento, e estudar a partir da observação e lições dos antigos. Muitos atores e atrizes importantes do Brasil nunca fizeram qualquer curso de atuação.

Porém, a profissão foi regulamentada em 1978, então, hoje, a grande maioria dos atores, mesmo aqueles de habilidades questionáveis, têm cursos de formação.

Atuar sem um curso ainda acontece, eventualmente. Se você já atuou em peças antes, é possível obter um registro junto ao Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de seu estado, por meio de exames.

Mas há uma concorrência muito grande de pessoas com cursos. Principalmente, com cursos de escolas de fama internacional, como a Escola de Arte Dramática da USP e a Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

 

Construindo um currículo 1: cursos extras

Cursos para além do básico podem auxiliar você, e muito, na hora de obter trabalhos. Cursos como Preparação Vocal, Preparação Corporal, Mímica, Expressão Facial, e demais especializações na hora de criar personagens vão dar habilidades para você se destacar em testes.

Além disso, cursos de técnicas específicas, como o Sistema Stanislavski e O Método, vão auxiliar você a desenvolver seu próprio estilo.

Já cursos teóricos, como Teatro Grego, Comédia Elisabetana e Teatro do Absurdo darão arcabouço teórico para você desenvolver seu entendimento dos textos.

 

Construindo um currículo 2: primeiros trabalhos

Além dos cursos, você precisa ter trabalhos. Para tanto, procure uma agência de atores, além de ir criando contatos, e pensando em projetos. Mas pense: você precisa ter trabalhos de atuação comprovada.

E no início, esses trabalhos não serão muito bons, provavelmente. Filmes publicitários, campanhas de empresas e figuração serão alguns dos trabalhos que vão surgir.

Aceite eles, para você ganhar experiência e entender como atuar, como desenvolver sue corpo e sua voz e como lidar com o espaço (palco, câmera, público).

 

Crescendo

O mais importante é: não pare de estudar, e de perseguir testes e editais. Monte projetos, crie curtas em casa, escreva para outros atores, atue voluntariamente.

Ser atriz ou ator profissional depende, também, de ser visto pelas pessoas certas. Para ser visto você precisar estar atuando.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.