Como se tornar mecânico da Fórmula 1?

 

Para os apaixonados por carros de competição, trabalhar na Fórmula 1 parece a realização de um sonho. Para isso, há diversas funções possíveis. Porém, aquela que é mais desafiadora e exigente é a de mecânico.

Nos domingos de manhã, o público assiste às corridas, vibrando por seus ídolos, sem imaginar que, às vezes, a equipe de até 25 pessoas trabalho durante quase uma semana, em turnos de até 14 horas diárias, apenas para garantir o funcionamento perfeito do carro.

Outro fato desconhecido de muitos é que, antes da corrida, os carros geralmente não vêm montados. Ou seja, é a equipe mecânica que se torna responsável pela transformação dos ferros e motores em um carro que atinja mais de 350 km/h, de forma segura.

Logo, você já percebeu não é? Ser mecânico de F1 é uma responsabilidade gigantesca e chegar lá é quase impossível. Quase.

 

Começando: tenha uma especialização

Embora muitas escuderias não tenham exigências previas, se você tiver um curso superior em Engenharia Mecânica, fica mais fácil de conseguir um emprego nas escuderias.

Porém, você precisa ter noção de um fato: talvez você esteja concorrendo à vaga com alguém que estudou “por conta”. Logo, sua formação não pode ser a básica, e sua experiência de trabalho não pode ser nula.

 

Atue com outros tipos de carros, antes

A Fórmula 1 é a elite máxima das competições esportivas automobilísticas. Para alguém chegar lá, mesmo que no cargo mais inicial de todos, é preciso ter experiência com mecânica de carros.

Então, comece atuando com carros – qualquer carro. Encontre emprego em uma oficina, ao mesmo tempo em que você faz mais cursos de aprimoramento técnico.

Para atuar com carros de corrida, mesmo nas categorias “júnior”, é preciso ter muita experiência com carros em geral, pois carros de alta performance precisam ser reparados de forma detalhada.

 

Comece de algum lugar

Para trabalhar com a mecânica da Fórmula 1, é preciso ter experiências e vivências com carros de corrida, bem como, com a dinâmica dos boxes. Para isso, procure um emprego em alguma categoria de automobilismo, mesmo que seja uma pouco famosa.

A ascensão na carreira é gradual, e pode ser um pouco demorada. Além disso, nos primeiros meses, é possível que você trabalhe, inclusive, recebendo pouco ou nada.

Entretanto, essa formação inicial fará toda a diferença, quando você quiser se empregar em uma categoria mais avançada.

 

Prepare o psicológico

Ter a mente equilibrada é vital. O mundo da F1 é extenuante. São muitas pressões envolvidas, as jornadas diárias podem ultrapassar às 12 horas de trabalho, e a equipe precisa estar toda alinhada.

Então, se prepare individualmente. Para ocupar um cargo na mecânica da Fórmula 1, é necessário um grande senso de responsabilidade e coletividade.

 

Não pare de estudar

Antes de você chegar a F1, é preciso ter bastante estudo, principalmente em relação à novas tecnologias. Logo, mesmo se você estiver com um emprego numa série júnior, continue a fazer cursos e a galgar novas posições na escuderia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.