Como se tornar Leiloeiro oficial?

 

Uma das cenas mais conhecidas dos filmes é a cena do leilão. Pessoas interessadas em arrebatar algum item começam a fazer ofertas, e a tensão se torna crescente, os interessados (no termo técnico, os licitantes) acirram a disputa e no fim o leiloeiro fala:

“Dou-lhe uma; dou-lhe duas, dou-lhe três: vendido para…”

Fora das telas, os leilões nem sempre são tão animados e excitantes quanto os filmes sugerem. Inclusive, ocasionalmente eles são feitos à distancia, de forma que o leiloeiro sequer vê os rostos dos compradores.

Entretanto, leiloes podem ser uma forma de comércio bastante vantajosa, inclusive, na busca pelo saldo de dívidas, uma vez que os leilões trabalham com itens sendo negociados (inicialmente) abaixo do valor de mercado – entretanto, podendo ultrapassar o valor de uma venda direta.

Além disso, em leilões existe a oportunidade de se arrematar itens, bens materiais, itens históricos, obras de arte ou até imóveis, por um valor melhor, do que se fosse a uma venda tradicional.

Essa possibilidade atraí milhares de pessoas – inclusive nos famosos “Leilões da Receita Federal”, em que itens apreendidos em contrabando são vendidos à guisa de arrecadar renda para a União.

Logo, um leilão é sempre uma oportunidade. Porém, ele só pode acontecer com a presença de uma pessoa: o leiloeiro oficial.

Você sabe como encontrar um? Como se tornar um? Qual sua importância? Veja no nosso artigo.

 

Leilões oficiais

Um leilão oficial é um evento no qual os itens ou bens comercializados tem registro junto à Receita Federal, de forma que há uma prestação de contas, após o evento, e o valor bruto das peças precisa contar com despesas como impostos e taxas administrativas.

Se você quer leiloar algo, é mais fácil procurar uma casa de leilões, que já têm funcionários especializados em fazer a avaliação e contabilidade  dos bens, além de estarem regularizadas na junta comercial respectiva da comarca onde se encontram.

Sem isso, seu você pode incorrer em crimes como Estelionato ou Evasão de Divisas ou Sonegação.

 

O leiloeiro

Embora a profissão de leiloeiro pareça muito interessante e divertida nos filmes, ela não pode ser executada por qualquer um. Ao menos não em leilões oficias.

É preciso ser um Leiloeiro Oficial, e para isso, o interessado precisa atender a uma série de requisitos, que costuma variar de estado a estado, mas de maneira geral são:

 

  1. Ter mais de 25 anos;
  2. Encontrar-se livre de obrigações civis ou militares;
  3. Ter antecedentes criminais ilibados;
  4. Não participar de sociedade de vendas ou comércio;
  5. Não ter sido punido com pena de cassação de licença de atuação como leiloeiro;
  6. Pagamento de uma precaução de caução variável.

 

Cidadãos que se enquadrem nesse quadro precisam procurar a Junta Comercial de seus estados, para fazer sua inscrição.

Trata-se de uma profissão, de certa maneira, vantajosa, afinal, não há muitos leiloeiros no Brasil. Por outro lado, é uma profissão bastante burocrática, e cerceada pela legislação brasileira, a fim de se evitarem falsos leilões, e demais crimes financeiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.