Como organizar uma biblioteca?

 

Um dos mais importantes aparelhos culturais de nossa sociedade, as bibliotecas são locais que exigem uma organização primorosa. Isso é, não basta simplesmente colocar os livros na estante, separados por tema ou autor.

Uma biblioteca é um local que tem, antes de qualquer outro objetivo, uma função e recorte sociais específicos. Quem organiza uma não almeja lucro e sim, mas sim a difusão de conhecimento.

E dependendo da biblioteca, de um conhecimento temático.

Assim, para você organizar uma biblioteca de maneira eficaz, criativa e significativa, é preciso definir algumas metas e direcionamentos.

Quer saber quais são elas? Veja nosso artigo, e crie um espaço relevante.

 

1.     Qual é o objetivo da sua biblioteca?

Falar que o objetivo de sua biblioteca é “emprestar livros” é muito subjetivo. Todo aparelho cultural tem uma finalidade, alinhada a uma ideologia ou moral implícita (ou explícita).

Algumas bibliotecas públicas do Brasil são temáticas: há bibliotecas para a difusão de escritoras; bibliotecas voltadas a literatura infantil; bibliotecas técnicas…

Ter o objetivo de sua biblioteca em mente, é muito importante, pois isso vai auxiliar você, tanto na hora de adquirir o acervo, quanto na hora de organizar o espaço.

Se sua biblioteca não teve um intuito pré-definido (“clássicos da literatura para metalúrgicos”, por exemplo), defina você, que vai organizá-la. Nortear objetivos é, também, tarefa do diretor da biblioteca.

 

2.     Organize o espaço, priorizando o tema da biblioteca

Após definir qual é o objetivo de sua biblioteca, você precisa definir como vai ser a organização. A melhor forma de fazer isso é colocando as obras que conversam com o objetivo da biblioteca em destaque.

Ou seja, na estante principal, naquela que será a mais fácil de ser visualizada, coloque os livros que retomam o objetivo do aparelho cultural. Lembre-se, ainda, de colocar alguns livros com as capas à mostra. As pessoas “julgam um livro pela capa”.

Nas estantes mais “escondidas”, coloque as obras do estilo que há menos busca. Se você destacar livros que não convergem para o objetivo da biblioteca, ela se torna um espaço sem significado para os usuários.

 

3.     Faça eventos interessantes, para atrair o público

Para uma biblioteca sobreviver, ela precisa ter um bom fluxo de pessoas, e as pessoas irão ao aparelho cultural, se lá tiver algo que seja interessante para elas.

Para isso, eventos culturais são uma boa alternativa. Pode ser um clube mensal do livro, uma palestra, com alguma autoridade em tema relevante, uma “sessão de cinema”, ou até uma confraternização. Na impossibilidade, crie, ao menos, cartazes periódicos, com temas relevantes à biblioteca.

O importante é fazer com que as pessoas vão até a biblioteca. Mesmo que sejam poucas, no inicio. Um usuário influencia o outro.

 

4.     Tenha uma boa infraestrutura

Uma biblioteca precisa proporcionar momentos agradáveis de leitura e diversão. Para isso, você pode investir em cadeiras confortáveis, um bom ar-condicionado ou poltronas estofadas.

Seus frequentadores precisam se sentir bem dentro do espaço, para eles terem apreço pelo acervo, e vontade de voltarem lá, mais vezes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.