Como não se autossabotar?

 

Uma das maiores dificuldades que enfrentamos, em nossa vida profissional, é a autossabotagem. Ela pode acontecer por diversos motivos, dentre os quais, traumas anteriores, comentários alheios ou por receios em relação a novos projetos.

Enfrentar a autossabotagem nem sempre é algo simples e fácil, e, se ela não for trabalhada de maneira adequada, pode até mesmo evoluir para um problema maior, como um transtorno, ansiedade ou depressão.

Logo, há formas de você enfrentar a autossabotagem, antes de ela se agravar, e então você precisar de terapia.

(Mas lembre: não sinta vergonha de procurar terapia, mesmo que a autossabotagem pareça pequena)

 

1.     “Conhece-te a ti mesmo”

A proposição do filósofo grego Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) é o primeiro caminho, para evitar a aautossabotagem. A filosofia socrática trabalha com essa máxima, sob muitas perspectivas.

Mas aqui, pra não prolongarmos tanto, a ideia é justamente você fazer uma analise introspectiva de si mesmo, para entender sua personalidade, e seu percurso em um campo, seja ele profissional, pessoal ou de outras esferas mais.

Sabendo o que você pode fazer, o que você consegue e até onde você é capaz de chegar, é possível desenvolver e planejar a partir de uma esfera concreta. Ou seja, você consegue se planejar com segurança e autonomia.

 

2.     Defina objetivos palpáveis

Não adianta nada você começar um projeto, pensando em objetivos muito à frente dos resultados possíveis. Então, comece com humildade. Defina objetivos que sejam possíveis de se antever e planejar.

Não se sinta constrangidos, de pensar em coisas simples, à principio. O mais importante, no primeiro momento, é atingir metas de forma consistente e segura.

Vá aumentando o grau de “ousadia” do seu projeto, conforme você vai atingindo as metas iniciais. Sem essa evolução gradual, você tem um risco maior de não chegar onde pretende, ou de chegar de forma insatisfatória.

 

3.     Preze por sua originalidade

Uma das melhores formas de você evitar a autossabotagem é sendo original. Se o seu projeto for uma cópia de alguém, é muito mais provável que você não consiga fazer ele de forma sucessiva, afinal, você está seguindo os passos de alguém.

Com uma ideia original, você pode ir colocando as coisas do seu jeito, testando possibilidades, desenvolvendo ideias, em campos em que você já tem segurança.

Assim, caso o projeto não funcione da forma esperada, você pode ir testando novos caminhos, seguindo sua expertise e formação.

 

4.     Filtre as críticas

Críticos sempre existiram. Porém, é importante saber quem eles são, qual é a natureza das suas palavras e como eles estão construindo a crítica.

Pessoas que fazem comentários ofensivos não são críticos. Pessoas que querem assumir a sua responsabilidade, menos ainda.

Esses tipos são aqueles que querem que seu projeto não de certo, seja para você falhar e eles conseguirem galgar uma posição, seja simplesmente para você falhar.

Logo, só ouça as críticas de pessoas que realmente valorizam sua forma de trabalhar, respeitam suas ideias e metodologias, e apontam não apenas os problemas, mas as qualidades existentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.