Como gerir um canal de Assinaturas de Serviços (que não seja de streaming)

 

Cada vez mais comuns, os canais de assinatura de serviços são aluguéis de longa temporada, de determinado serviço ou produto.

Antes já existiam serviços de aluguel de produtos como móveis, carros ou roupas.

Entretanto, esses eram mais comuns para questões bem especificas e pontuais: roupas de festa, carros para viagem, móveis para eventos etc.

O que temos hoje é algo mais voltado para o uso diário – um aluguel de longa temporada, e de produtos com uma qualidade melhor. Móveis de uso cotidiano, carros mais simples, alimentos do dia a dia, entre outros.

Esse formato possibilita, inclusive, que o valor desse serviço seja menor – afinal, é um contrato de longa temporada ou ainda, um contrato sem previsão de término.

Além disso, serviços de assinatura permitem que a entrega desses produtos ou serviços seja frequente, dentro de um prazo específico, ou até que um dos dois lados decida encerrá-lo.

E acredite, há serviços dos mais variados tipos e naturezas. De assinatura de filmes e livros à aluguel de plantas para decoração, passando por kits mensais de objetos religiosos, cestas de alimentos orgânicos entre outros.

Assim, se você tem um produto ou serviço, essa pode ser uma opção interessante, para conseguir sustentar, financeiramente, seu negócio, ou conseguir novos clientes.

E como começar? Veja algumas dicas:

 

1.      Ofereça mais do que apenas o serviço básico

Além do serviço básico da sua empresa, ofereça algum benefício que seja exclusivo para assinantes.

Um produto extra, que mude a cada mês, um valor especial para reassinaturas, vídeos exclusivos de produtores de conteúdo relacionados ao seu produto…

Comprar por meio de um serviço dessa natureza traz vantagens e desvantagens. A grande desvantagem, para o comprador é que, na maior parte das vezes, ele não pode escolher o produto que está levando.

Assim, ofertando esses serviços e produtos extras, você agrega valor a experiência de consumo, e motiva o cliente a continuar consumindo.

 

2.      Faça um seguro das peças ofertadas, em caso de precisar haver devolução

Serviços como o de assinaturas de móveis ou carros envolvem objetos caros. Logo, não conte, apenas, com o bom-senso do consumidor, nem com a ameaça de multa.

Eventualmente, o processo de multar o cliente pode se tornar longo e dispendioso. Evite transtornos dessa natureza, fazendo apólices de seguro do que você está ofertando.

Aliás, no caso de um serviço de assinatura ou aluguel de carros, a apólice é indispensável.

A apólice, eventualmente, encarece o custo final. Porém, é uma segurança que você e o consumidor têm, ao usar o produtor segurado.

 

3.      Trabalhe com produtos exclusivos

Em um clube de assinaturas, você não deve ofertar a mesma coisa que o cliente já encontra nos mercados. Você até pode, mas, se tiver produtos exclusivos, seu negócio ganha muito mais destaque e reconhecimento.

Para isso, não hesite em procurar produtores, para firmar parcerias. Autores inéditos, produtos importados por sua conta, alimentos orgânicos, moveis com designs diferenciados…

Oferte algo que só você tenha!

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