Como gerenciar seu tempo de forma eficiente?

 

Uma das maiores dificuldades que as pessoas encontram em seu dia aa dia é no gerenciamento de tempo. Seja por que elas se engatam demais em uma atividade, ou porque se distraem nos tempos de descanso.

O gerenciamento de tempo, dessa maneira, é essencial, para que alguém consiga fazer tudo o que seja necessário em seu dia, de modo equilibrado e eficiente.

Porém, como fazer isso? Para tanto, existem algumas estratégias, incluindo, aqui, separar um momento na semana para você organizar etapas. Além disso, você não pode descartar o fator humano na sua organização pessoal.

Como assim? Como funcionam  essas metodologias? Veja em nosso artigo.

 

1.     Classifique suas tarefas

Veja quais são as tarefas de seu dia, e hierarquize elas. Claro que poderão surgir questões e problemas inesperados. Porém, já monte sua semana, a partir daqueles que você tem certeza de que acontecerão.

Então, hierarquize essas tarefas. Veja quais são as mais importantes de serem feitas primeiro, e quais são aquelas que podem ser feitas depois, e siga sua agenda.

 

2.     Tenha um horário definido de começo e fim para cada coisa

Saber a que horas você começa a trabalhar, tendo certeza sobre a hora que você deve parar, ajudam você a se organizar melhor dentro daquele tempo.

Assim, você sabe que precisa fazer aquilo num prazo específico, sob o risco de deixar isso incompleto.

Porque sim: não invada o tempo de outras tarefas, com algo que não foi concluído no prazo previsto. Você vai terminar por acumular atividades – e assim, se estressará.

 

3.     Considere o fator humano

Coloque prazos de descanso, no meio da sua agenda – e siga esses prazos rigorosamente. Se você não conseguir descansar, você não conseguirá fazer tudo o que precisa.

Então, seja sincero consigo, e pense nos seus descansos. E quando for fazê-los, efetivamente descanse, sem se culpar por estar cansado ou descansando.

Nesses tempos, você pode ir tomar um café, fazer alongamentos, exercícios nas mãos, comer uma fruta… Tudo isso é, também, autocuidado.

 

4.     Deixe algumas tarefas adiantadas

Tarefas como cozinhar, lavar banheiros ou por roupas para lavar trazem diferentes etapas. Para você não perder tempo, fazendo uma etapa e tendo de esperar, para a próxima, alterne esses momentos, com outras atividades.

Por exemplo, deixe as roupas de molho, enquanto você corta os alimentos, depois ponha as roupas na máquina, enquanto espera a água de um cozimento baixar…

Dessa maneira, você não fica “preso” a uma tarefa longa, mas otimiza seu tempo, ganhando alguns instantes mais de lazer e descanso.

 

5.     Não pule refeições

Se alimente direito, ou então, seu corpo ficará enfraquecido, e você terá problemas subsequentes a isso (má-digestão, por exemplo). isso vaio atrapalhar você, na hora de fazer outras atividades.

Então, respeite suas refeições, e faça elas com rigor e tranquilidade.

 

6.     Terminando uma atividade, esqueça dela

Quando você terminar uma tarefa, deixe as próximas etapas para o momento adequado.  Concentre-se apenas na atividade que você estiver fazendo no momento, mesmo que seja descansar.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.