Como fazer provas em MENOS TEMPO? Confira as dicas!

Confira algumas dicas para resolver uma prova em menos tempo!

Um dos principais desafios enfrentados pelos estudantes é conseguir resolver as provas em um tempo limitado. Muitas vezes, por questão de poucos pontos, a aprovação pode ser perdida. Nessas situações, é possível que uma abordagem mais cuidadosa e pensada em relação às questões possa resultar em um desempenho mais favorável.

Esse desafio é comum em diversos tipos de exames, como concursos públicos, vestibulares, Enem, OAB, provas de instituições financeiras, seleções militares, residências médicas, entre outras.

Isso significa que aproveitar bem o tempo durante a prova pode influenciar diretamente no desempenho, aumentando as chances de acertos e, consequentemente, a competitividade e a probabilidade de aprovação.

Entretanto, é comum que os estudantes enfrentem dificuldades ao se depararem com questões complicadas e acabem perdendo a noção do tempo. Além disso, momentos de bloqueio mental e pausas para ir ao banheiro também podem consumir preciosos minutos.

Por isso, além de estudar com qualidade, é fundamental saber gerenciar o tempo durante a prova, buscando maneiras de resolver os exercícios de forma mais rápida e eficiente, garantindo que todas as questões sejam respondidas dentro do prazo estabelecido.

Com isso em mente, abaixo estão algumas dicas que podem ajudar os estudantes a otimizar o tempo durante a resolução das provas. Continue lendo para saber tudo!

Veja também: Como escolher as melhores fontes de estudo; veja 6 dicas

Como fazer provas em menos tempo?

1 – Treine fazendo uma simulação da prova

Uma maneira eficaz de melhorar sua habilidade em resolver provas mais rapidamente é praticar com simulados. Não é necessário pagar por simulados de cursos; você pode criar os seus próprios. Organize um conjunto de questões semelhante ao formato da prova que você vai enfrentar, com uma distribuição de disciplinas similar.

Reserve um tempo do seu dia para fazer esse simulado e cronometre o tempo, seguindo a duração prevista para a prova real. Lembre-se de reservar um tempo extra para marcar as respostas no final, como faria no dia da prova. Com o tempo, tente diminuir o tempo necessário para resolver o simulado, pois ao fazer em casa você está mais relaxado e menos pressionado, o que pode te ajudar a ganhar minutos preciosos.

2 – Deixe as questões de interpretação de texto por último

Para economizar tempo, deixe as questões com textos longos por último, especialmente em português. Comece com as mais curtas e fáceis para garantir pontos e evitar erros por cansaço ou falta de tempo. Isso também vale para provas de Exatas e Contabilidade: verifique se as questões mais difíceis não estão no início e priorize as mais rápidas. Evite ficar preso em questões complexas no início, pois isso pode prejudicar o tempo e o equilíbrio emocional durante a prova.

3 – Treine contas

Essa dica é muito importante para quem está se preparando para concursos na área fiscal, para contadores e para estudantes que vão prestar vestibular ou Enem em cursos de exatas: é essencial dominar a matemática.

Sendo assim, você precisa se acostumar a fazer cálculos com facilidade. Isso significa praticar até se tornar muito bom e deixar de perder tempo com coisas simples, como contas que envolvem vírgulas.

Ademais, uma boa ideia é praticar contas inventadas em qualquer lugar: enquanto espera na fila do banco, no ônibus, no intervalo do trabalho e assim por diante.

Veja também: Quer mudar de emprego em 2024? Confira as melhores dicas

4 – Não insista em uma questão que você está com dificuldade

Um erro comum entre os candidatos é começar a resolver uma questão, encontrar dificuldades e continuar insistindo mesmo assim.

Nessas situações, se você perceber que está enfrentando muita dificuldade e não está progredindo, mude de questão. Avance para a próxima.

Em outras palavras, se a questão estiver confusa ou se você ficou em branco, pule para as próximas. Existem outras que podem ser resolvidas de forma mais rápida.

Veja também: Redação: 10 dicas para melhorar sua escrita

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.