Empresários sabem que ter contato eficiente, direto e rápido com os clientes faz toda a diferença. Ainda mais, quando é uma empresa pequena e nova.
Você está concorrendo com as marcas tradicionais. Está galgando a duras penas seu lugar ao sol. Então, não dá pra ter erros. Ainda que você saiba: eles vão acontecer, afinal, a vida de uma empresa é assim.
Porém, errar, nesse caso, é um problema maior. Logo, empresários precisam pensar em formas de contornar esses problemas, antes mesmo que eles aconteçam.
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Uma forma de fazer isso pode ser pela criação de um app da empresa.
Dessa forma, como deve ser esse app? O que precisa ser pensado, na hora de criar ele? Confira, aqui, algumas dicas e orientações.
1. Entenda seu negócio
Fazer um app não é simplesmente criar um sistema para celulares. É preciso saber o que esse sistema vai fazer, e para que ele será útil.
Ninguém baixa um app sem motivo, e, depois de baixá-lo, ele precisa continuar tendo utilidade, caso o contrário, terá efeito negativo para a empresa. Isso é, associará sua empresa a lixo digital.
Então, primeiro, você precisa entender seu negócio: o que sua empresa faz? O que ela vende? Como um app pode auxiliar suas transações?
O app precisa ser útil, primeiramente.
2. Contrate uma empresa confiável
Há diversas empresas de tecnologia, atualmente. Porém, poucas farão o app de uma forma eficiente, e, ainda, oferecerão suporte técnico após a criação desse.
Essas empresas, provavelmente, terão um custo um pouco maior, mas pelo menos você terá toda a segurança e auxílio, na hora de colocar seu app para operar.
Apps sem um funcionamento eficiente são uma péssima propaganda, para o seu negócio.
3. Não crie interfaces desnecessária
Uma interface, nesse caso, é uma ação que seja possível executar no app, e que vai trazer efeitos para o usuário.
Um exemplo prático: a opção de escolha do tipo de carro em um app de transporte.
Uma interface desnecessária é uma ação que não auxilia muito o usuário. Seu app precisa ser simples de usar, e, por mais que não seja você o desenvolvedor, você é quem está passando o briefing.
Para evitar isso, contrate uma empresa de UX Research.
4. Não dependa do app
A sua empresa não pode depender do app, salvo se ela fora uma empresa que só exista por causa dele, como é o caso das empresas de entrega de alimentos ou de transporte individual.
O app deve ser um facilitador do seu negócio. Uma forma de aproximar você do cliente, uma maneira de permitir que seu serviço aconteça de forma mais direta e simplificada.
Se você tem um negócio de contabilidade, por exemplo, seu app pode ser um assistente contábil virtual para os clientes. Porém, esse não pode ser o único modo de seu serviço funcionar.
Haverá clientes que vão preferir o atendimento tradicional; outros sequer vão querer usar o app. O mais importante é que exista várias opções.