Atenção estudantes: isenção do ENEM 2024 poderá ser solicitada em uma semana

Veja como solicitar o benefício e participar do ENEM 2024

A prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criada no ano de 1998 para funcionar como uma ferramenta de avaliação do conhecimento dos estudantes que haviam terminado o ensino médio. Atualmente, a prova é aplicada todos os anos pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Informações importantes sobre a próxima edição do ENEM já foram divulgadas e os estudantes que pretendem fazer a prova em 2024 devem ficar atentos, uma vez que será possível solicitar a isenção da taxa de inscrição em apenas uma semana.

Assim, para que você entenda como solicitar o benefício para participar do exame, trouxemos um resumo completo com as principais informações sobre a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2024. Confira!

Isenção da taxa de inscrição ENEM 2024: benefício poderá ser solicitado em uma semana

Conforme as informações contidas no edital da isenção da taxa de inscrição do ENEM 2024os estudantes poderão solicitar a isenção da taxa para participar da prova a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de abril. Dessa maneira, é importante que os candidatos preparem as informações necessárias para enviar os pedidos de isenção na próxima semana.

Segundo o edital publicado pelo Inep no Diário Oficial da União (DOU), o benefício poderá ser solicitado até o dia 26 de abril.

Solicitar a isenção da taxa de é muito simples: os estudantes interessados deverão acessar a Página do Participante e preencher um formulário eletrônico disponível no site. Para acessar o sistema é preciso possuir uma conta gov.br.

Por fim, é preciso lembrar que todos os candidatos devem pagar uma taxa para participar da prova do ENEM. O valor da taxa para 2024 ainda não foi divulgado, mas a taxa era de R$ 85 na edição do exame em 2023.

ENEM
Será necessário pagar uma taxa para participar do ENEM. Imagem: Imagem: Diário do Nordeste/Reprodução

Ficou com alguma dúvida sobre como solicitar a isenção da taxa de inscrição? Acesse o edital publicado pelo Inep e confira mais informações.

Isenção da taxa de inscrição ENEM 2024: quem pode solicitar o benefício?

Nesta edição da prova do ENEM ENEM, poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição os estudantes que:

  • Estiverem cursando a última série do ensino médio em 2024, em qualquer modalidade de ensino, em uma escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
  • Cursaram todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola privada e que possuam renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declararem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Isenção da taxa de inscrição ENEM 2024: próximos passos

O Inep irá divulgar a versão preliminar do resultado das solicitações de isenção no dia 13 de maio. Caso necessário, os candidatos poderão enviar recursos quanto ao resultado preliminar entre os dias 13 e 17 de maio.

Após a análise dos recursos enviados pelos estudantes, o Inep irá divulgar a versão definitiva do resultado das isenções no dia 25 de maio. O documento será publicado no site do Inep.

Justificativa de ausência no ENEM 2023

Além do edital da isenção da taxa de inscrição, o Inep também publicou informações para os candidatos que querem justificar a ausência no ENEM 2023. Os participantes poderão justificar a ausência também a partir da próxima segunda-feira, 15 de abril, e os pedidos serão recebidos até o dia 26 do mesmo mês.

Precisam justificar a ausência no ENEM 2023 os candidatos que receberam a isenção da taxa de inscrição na última edição da prova, mas faltaram aos dois dias de prova e querem solicitar o benefício novamente. Nesse caso, será preciso explicar quais foram os motivos que o levaram a não comparecer às provas. Atualmente, os seguintes motivos serão considerados válidos pelo Inep:

  • Assalto ou furto; 
  • Acidente de trânsito; 
  • Casamento/união estável; 
  • Morte na família;
  • Maternidade ou paternidade;
  • Acompanhamento de familiar;
  • Privação de liberdade;
  • Emergência/Internação/repouso médico ou odontológico;
  • Trabalho;
  • Deslocamento a trabalho;
  •  Intercâmbio acadêmico;
  • Atividade curricular.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.