Você escreveu um livro, e agora quer ver ele publicado? Nada mais justo. Porém, antes de seu livro ir para o papel, existem algumas etapas, e elas podem levar meses, até serem vencidas.
A boa notícia é que elas farão seu original (o nome “técnico” de um arquivo que vai virar livro) ficar ainda mais interessante. A má notícia é que vencê-las não depende de você. Além disso, existe, dependendo do tipo de livro que você lançou e da editora, todo um trabalho que acontece depois da publicação, sabia?
E não vá pensando que publicar um e-book elimina etapas. Elas não envolvem, apenas, o livro-objeto.
Entenda:
Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado
Procurando uma editora
Dependendo do tipo de publicação que você fez, encontrar uma editora que aceite seu trabalho será mais fácil ou mais difícil.
E a palavra aqui não é outra: aceitar o trabalho.
Você pode ser um autor de poesia genial. Pode ter escrito o mais inovador guia de empreendedorismo já visto. Pode ser um nutricionista cheio de dicas inovadoras para uma vida mais saudável. Tudo isso é importante, mas depende de um editor se interessar pelo seu original.
Para tanto você precisa:
- Ter um contrato prévio;
- Ter um resumo/proposta realmente interessante.
Se você tem um contrato prévio (você assinou contrato, para entregar o livro depois), fique tranquilo – você foi descoberto.
Se você não assinou, a grande maioria das editoras vai pedir coisas como um resumo do livro (falar sobre a história, sobre a proposta, sobre o conteúdo), e um trecho.
No caso de um romance, ou poesia, você precisa contar a história ou os assuntos, mas sem usar termos repetitivos, ou comuns; fale de seu processo de escrita, leituras que te inspiraram etc.
No caso de um livro técnico, o resumo vai ser parecido com os resumos de trabalhos acadêmicos, mas talvez, com um pouco mais de profundidade.
Além do resumo, algumas editoras podem pedir o arquivo completo, um currículo profissional, carta de apresentação. Saiba isso (normalmente tem nos sites), antes de enviar seu arquivo.
E claro, se atenha à proposta da editora. Não tente publicar poesia numa casa de livros médicos, ou marketing por um selo de teatro, por exemplo.
Por fim, lembre: às vezes o sim (ou o não) demora meses. Então, não se desespere.
Meu livro foi aceito! E agora?
Seu livro foi aceito? Maravilha! Agora começa um trabalho minucioso, de trocas entre o autor e o editor.
O editor é aquela pessoa especializada no seu tema, assunto ou gênero.
Ele fará a preparação do original. Vai apontar mudanças que ele considera necessárias, comentar partes e capítulos, sugerir (ou impor) acréscimos e afins.
Essa parte costuma ser tranquila (ou pode ser uma briga, tem autores que odeiam que mexam nos seus livros), e dependendo do autor (e do editor), ela é feita com muitas conversas e argumentos, até que ambas as partes fiquem satisfeitas.
Depois, seu livro será enviado para um revisor.
Continue lendo, no próximo artigo.