3 Profissões do futuro, que vão mudar a forma como consumimos

Atualmente, a forma como consumimos e compramos algum produto é feita de forma bastante particular.

Antes da internet, do início da industrialização, no século XVIII até meados do século XIX, a opinião do usuário de serviços era praticamente nula. Com o avanço da imprensa, a partir dos anos de 1850, o conceito de marketing, enquanto área de estudos responsável pelo consumo, começou a engatinhar.

Nos anos de 1950-60, o marketing explodiu. Noções como pesquisa de mercado, público-alvo e nichos de consumo viram o panorama de produção de empresas. Hoje esse panorama está sendo aprofundado e refinado.

Sites instalam cookies em nossos aparelhos eletrônicos, e esses softwares monitoram nossas atividades digitais a fim de proporcionar um melhor atendimento de nossas preferências.

Muitas pessoas não gostam disso, porque, naturalmente, isso envolve uma quebra de privacidade. Mas o fato é que na hora de consumirmos, os sites de serviços e busca obtêm essas informações, direcionando produtos e nichos adequados com nosso perfil individual.

No futuro, essa relação entre produtores de serviço e consumidores vai ser aprofundada ainda mais. As profissões do futuro, no campo do marketing de serviços e no campo do marketing de relacionamentos, serão nesse sentido.

 

1.     Especialista em UX

“Experiência do Usuário” (UX), é uma área de estudos que diz respeito a forma como usuários de sites e serviços respondem às colocações de empresas, sites e demais serviços de atendimento ao consumidor.

Um especialista em UX será um profissional muito requisitado no futuro, pois esse profissional será o responsável por entender como deve ser o atendimento a perfis variados de pessoas, dentro de um nicho de consumo.

A profissão envolve muito do marketing de relacionamento, marketing de serviços, Psicologia Cognitiva e Psicologia Comportamental, além de Estatística de Big Data Analytics.

 

2.     UX Designer

O designer de sistemas de UX é alguém que vai proporcionar a melhor forma do usuário de um serviço acessar e consumir certo produto.

Ele necessariamente será alguém com formação em design gráfico ou desenvolvimento de softwares, e seu trabalho será aprimorar sites e apps.

Seu trabalho consiste em garantir que o atendimento seja facilitado e pleno.

Para isso, sua atividade consiste em identificar falhas e problemas de execução, abordagem, parte gráfica e textual, em sites, apps, e demais interfaces usuário-empresa.

 

3.     Analistas e desenvolvedores de Big Data Analytics

O Big Data Analytics é uma área do conhecimento que consiste em uma análise estatística global, e é executada por softwares e empresas voltadas ao levantamento de dados. Para tanto, são analisadas pesquisas de intenção e consumo, bancos de dados de redes sociais e sites de busca, históricos em serviços de atendimento, entre outros.

Questões envolvendo segurança digital, também são consideradas, por analistas e desenvolvedores de Big Data, pois essas informações podem ser usadas para monitoramento politico, por exemplo.

Um analista de Big Data é um profissional que entende de programas e atendimento ao consumidor, mas como é uma área, ainda, muito nova, é aberta à possibilidades.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.