• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies (BR)
  • Fale Conosco
Pensar Cursos Blog
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia
Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Pensar Cursos Blog
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Home Dicas

Como lidar com clientes difíceis?

Lucas Grosso por Lucas Grosso
22 de abril de 2025, 18:17h
em Dicas, Empregos, Negócios
WhatsappTelegramFacebookTwitterLinkedinReddit

 

Uma das maiores dificuldades de profissionais que realizam atendimento ao público é com o atendimento a clientes “difíceis”. Por “difíceis”, várias interpretações podem ser colocadas. A que queremos aqui é a de uma pessoa agressiva ou intransigente.

Claro que uma regra é fundamental, nesse caso: que prevaleça a ética interpessoal. O cliente nem sempre tem razão.

Se a situação dele é extremamente estressante, você até entende, um pouco de ironia e sarcasmo, e termos mais chulos. Mas tudo tem um limite.

Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado

Logo, como lidar com situações empresa-consumidor desgastantes? Veja nosso artigo e aprenda a lidar com clientes difíceis.

 

1.     Faça escuta ativa

Quando você for lidar com alguém estressado, intransigente, ou superexigente, ao invés contra argumentar “de cara”, comece praticando a escuta ativa.

Você TambémPode Gostar

Mulher sorridente com crachá apresentando processo seletivo em escritório moderno e equipe ao fundo

Bradesco lança processo seletivo com mais de 400 vagas em diversas áreas

7 de novembro de 2025, 20:59h
Mãos segurando muda de planta simbolizando sustentabilidade e meio ambiente tema do Enem 2025

Enem 2025: sustentabilidade e meio ambiente no topo das expectativas para redação

7 de novembro de 2025, 17:39h
Logotipo da Caixa Econômica Federal com fachada azul e prédio ao fundo desfocado.

Estágio na CAIXA 2025: jornada de 4 ou 5 horas por dia e até R$ 1.800 por mês

7 de novembro de 2025, 16:39h

Chame o outro lado à razão e peça um relato detalhado. Peça que o consumidor fale com calma, dentro da razoabilidade, até que você consiga compreender o lado dele.

Se necessário, escute o cliente falar sobre situações que não tenham relação direta com seu atendimento, até que ele consiga se reorganizar mentalmente.

O primeiro ponto é: não pareça estar com pressa. A ideia aqui é acabar com más-impressões em relação ao seu serviço.

 

2.     Use da heurística do afeto

A heurística do afeto é uma teoria sobre a forma como tomamos decisões, e ela se baseia na influência de emoções, nas escolhas racionais. No atendimento ao cliente, essa abordagem é essencial.

Em termos práticos, significa criar, de alguma maneira, laços emocionais com o outro, a fim de que suas emoções negativas sejam revertidas.

Por exemplo, quando o cliente procura a empresa para reclamar de taxas abusivas. Pela heurística do afeto, a melhor forma de abordagem seria pelo acolhimento, e personalização do serviço.

Ou seja, você faz o cliente gostar da empresa, apesar dos reveses.

 

3.     Use da “Mentalidade zen”

Mentalidade zen é o nome de uma abordagem que pressupõem olhar para a situação tal qual alguém que não tem nenhum conhecimento dela. Em casos de atendimento ao consumidor, significa repassar comando básicos, mesmo se eles parecerem óbvios.

Um dos exemplos mais conhecidos é nos SAC de internet. A primeira coisa que o atendente sugere é, justamente, tirar os cabos da tomada e esperar 10 segundos.

Dessa maneira, você auxilia o consumidor, que às vezes não tem conhecimento sobre o serviço, evitando mas-impressões e procedimentos avançados desnecessários.

 

4.     Imponha limites éticos

Apesar de os SAC terem o intuito de solucionar problemas, eles são formados por pessoas. Logo, clientes difíceis devem ser orientados a se acalmarem, antes de o atendimento prosseguir, sob o risco de terem de responder legalmente por suas palavras.

A inimputabilidade do cliente é um mito. Clientes podem ser processados, se estiverem agindo de maneira inadequada, mesmo que a vítima da situação seja ele.

Dessa forma, não aceite abusos, no SAC. Imponha limites éticos e ameace tomar medidas legais, caso a pessoa atendida não esteja conseguindo se acalmar e agir com decência.

Sob assédio, encerre o atendimento e acione o Jurídico.

Tags: Atendimento ao clienteAtendimento ao consumidorMarketing de relacionamentosRecursos HumanosSAC
SendShareShareTweetShareShare
Post Anterior

O que são EPIs? Qual é a importância deles para um trabalho? Segunda parte

Próximo Post

Como escrever um sitcom de sucesso?

Lucas Grosso

Lucas Grosso

Formado em Letras, com Mestrado em Literatura. Adoro livros, e nunca paro de estudar coisas das mais variadas, de Poesia à Francês, passando por História e Psicologia. Tenho dois livros de poesia publicados, e outros a caminho.

PostsRelacionados

Mulher sorridente com crachá apresentando processo seletivo em escritório moderno e equipe ao fundo
Empregos

Bradesco lança processo seletivo com mais de 400 vagas em diversas áreas

7 de novembro de 2025, 20:59h
Mãos segurando muda de planta simbolizando sustentabilidade e meio ambiente tema do Enem 2025
Dicas

Enem 2025: sustentabilidade e meio ambiente no topo das expectativas para redação

7 de novembro de 2025, 17:39h
Logotipo da Caixa Econômica Federal com fachada azul e prédio ao fundo desfocado.
Atualidades

Estágio na CAIXA 2025: jornada de 4 ou 5 horas por dia e até R$ 1.800 por mês

7 de novembro de 2025, 16:39h
Candidatos concentrados realizando redação do Enem seguindo as regras para evitar eliminação do exame
Dicas

Prova de redação do Enem acontece domingo (09/11): conheça as regras para não ser eliminado

6 de novembro de 2025, 11:19h
Tela de celular mostrando informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com caneta ao lado
Dicas

Vai fazer o Enem 2025? Confira o que você pode (e não pode) levar para a prova

6 de novembro de 2025, 08:39h
adernos do Exame Nacional do Ensino Médio 1º dia caderno azul com caneta preta sobre mesa azul
Dicas

Enem 2025: como se sair bem na prova de Linguagens e suas tecnologias? Confira as dicas

4 de novembro de 2025, 22:39h
Próximo Post
Como escrever um sitcom de sucesso?

Como escrever um sitcom de sucesso?

conta diferentona

A conta diferentona: veja como você se sai

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Notas de cem reais sendo manuseadas, representando o 13º salário para compras da Black Friday 2025.

13º salário será pago antes da Black Friday 2025? Veja as datas

7 de novembro de 2025, 22:39h
Mulher sorridente com crachá apresentando processo seletivo em escritório moderno e equipe ao fundo

Bradesco lança processo seletivo com mais de 400 vagas em diversas áreas

7 de novembro de 2025, 20:59h
Pessoa escrevendo com caneta vermelha em caderno enquanto estuda para concursos públicos.

SAIU EDITAL com salários de até R$ 7,5 mil e auxílio de até R$ 400: há vagas para Fisioterapeuta, Contador, Nutricionista, Assistente Administrativo e outros cargos

7 de novembro de 2025, 20:19h
Mulher negra atenta escrevendo em caderno enquanto estuda curso online sobre compensação previdenciária em computador iMac.

Ministério investe em educação digital com curso gratuito sobre compensação do INSS

7 de novembro de 2025, 19:39h
Mão segurando celular com app Meu INSS aberto mostrando consulta de benefício e serviços.

INSS alerta: novo golpe da Prova de Vida está enganando aposentados

7 de novembro de 2025, 18:39h
Mãos segurando muda de planta simbolizando sustentabilidade e meio ambiente tema do Enem 2025

Enem 2025: sustentabilidade e meio ambiente no topo das expectativas para redação

7 de novembro de 2025, 17:39h
Logotipo da Caixa Econômica Federal com fachada azul e prédio ao fundo desfocado.

Estágio na CAIXA 2025: jornada de 4 ou 5 horas por dia e até R$ 1.800 por mês

7 de novembro de 2025, 16:39h

Sobre o Pensar Cursos Blog

O Pensar Cursos blog é parte do maior site de cursos gratuitos do Brasil - Pensar Cursos. Além de conhecimento, trazemos informações abordando temas como concursos públicos, atualidades, dicas de redação, profissões, curiosidades, benefícios sociais e desenvolvimento pessoal.

Menu

  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia

Cursos Grátis

Card Tráfego Pensar Cursos
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Informações de propriedade / financiamento
  • Página Principal
  • Política de Cookies (BR)
  • Política de Correções
  • Política de Ética
  • Política de feedback acionável
  • Política de Privacidade
  • Princípios de Publicação
  • Sobre Nós
  • Termos de Uso
  • Whatsapp

© 2025 Pensar Cursos - Blog do maior site de cursos online do Brasil

Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia

© 2025 Pensar Cursos - Blog do maior site de cursos online do Brasil

×

No WhatsApp Number Found!

WhatsApp us

Cursos Gratuitos
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.