• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies (BR)
  • Fale Conosco
Pensar Cursos Blog
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia
Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Pensar Cursos Blog
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Home Negócios

4 avanços tecnológicos que mudaram a forma como a publicidade é feita

Lucas Grosso por Lucas Grosso
8 de junho de 2021, 15:24h
em Negócios, Tecnologia
WhatsappTelegramFacebookTwitterLinkedinReddit

Essencial para qualquer produto, um anuncio publicitário é uma obra audiovisual ou impressa, que tem como intuito divulgar um produto ou ideia, ou ainda divulgar certa pessoa pública ou evento.

Para tanto, algumas estruturas são básicas. A linguagem sedutora, persuasiva ou ameaçadora (“Não compre carro amanhã”, por exemplo), a presença de autoridades (médicos, no caso de remédios, por exemplo) e pessoas públicas (artistas, esportistas) e a enumeração de valores são três delas.

Outras estruturas são bastante variáveis, e, elas eram bastante condicionadas pelas limitações tecnológicas da época em que eram produzidas. Isso obrigava os publicitários a adaptarem o trabalho a certas condições.

Hoje, isso mudou. Algumas inovações tecnológicas fizeram com que essa técnica seja, praticamente, irrelevante.

Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado

Além desse caso, você sabe de outros? Confira:

 

1.     A propaganda é um curta-metragem impactante

Propagandas que são curtas-metragens impactantes (um surfista fumando cigarros, ao som de uma banda de rock de sucesso) marcaram época. Eram vídeos que causavam emoções nas pessoas; ver essa propaganda era algo satisfatório.

Você TambémPode Gostar

receiving email abbbb

Melhores ferramentas de pesquisa de e-mails em 2025

11 de setembro de 2025, 11:24h
Pessoa utilizando uma maquininha de cartão para realizar pagamento via NFC.

Qual a melhor maquininha de cartão?

16 de agosto de 2025, 13:39h
camera de monitoramento

Tecnologia acessível: por que a câmera de segurança IM7 é ideal para iniciantes em monitoramento residencial

24 de julho de 2025, 11:02h

Porém, ninguém tinha muita certeza de quando a propaganda passaria, logo, as pessoas assistiam à TV esperando essa propaganda.

Hoje, é irrelevante uma propaganda ser um curta-metragem, por si só. Programas de edição de vídeo permitem que qualquer um faça a sua versão. Além disso, com o Youtube, as pessoas assistem a propaganda no momento que quiserem.

Ou seja, hoje, as propagandas em vídeo precisam apelar para outras formas de produção audiovisual.

 

2.     A propaganda compete com outras telas

Não basta a propaganda ser um curta-metragem impactante. O público, quase certamente, estará com sua atenção para outras telas (celular, tablete, notebook); essas, por sua vez, também com propagandas cheias de cores e detalhes.

Às vezes, o recurso a ser utilizado é um bordão de impacto (“Quer pagar quanto?”), porque quem assiste à TV, sequer repara em quem está lá. Então, a propaganda precisa ganhar o público pelo som.

Mais: o texto precisa ser específico e marcante. Algo fácil de decorar, mesmo por quem não está prestando atenção.

 

3.     O público interage com o produto

Antes das redes sociais, o público de uma propaganda, eventualmente, interagia com o produto, mas por meio de cartas; depois, com vídeos feitos.

Hoje, o público interage conversando com “o produto”, ou seja, escreve uma mensagem nas redes sociais, e a equipe responsável pelo produto responde. O publico usa hashtags (#), marca esse produto em publicações…

Ou seja, publicitários devem pensar em propagandas que permitam interação com o consumidor. Não basta pedir a opinião dele. é preciso incentivar a reprodução da mensagem, nas redes sociais.

 

4.     O consumidor reproduz as propagandas pelos memes

Outra coisa que as tecnologias proporcionaram é a capacidade do público de uma propaganda reproduzir ela, com outra mensagem, por meio de memes (espécie de charge cômica). E não só reproduzir, mas divulgar em larga escala.

Logo, uma publicidade que se queira eficiente, precisa considerar a possibilidade de virar meme, para o “bem” ou para o “mal”.

Tags: Marketing DigitalPublicidadePublicidade na internetTecnologia da Informação
SendShareShareTweetShareShare
Post Anterior

5 dicas para ilustradores, pintores e fotógrafos, que não sabem como divulgar seus trabalhos

Próximo Post

Como criar projetos sociais e ONGS?

Lucas Grosso

Lucas Grosso

Formado em Letras, com Mestrado em Literatura. Adoro livros, e nunca paro de estudar coisas das mais variadas, de Poesia à Francês, passando por História e Psicologia. Tenho dois livros de poesia publicados, e outros a caminho.

PostsRelacionados

receiving email abbbb
Tecnologia

Melhores ferramentas de pesquisa de e-mails em 2025

11 de setembro de 2025, 11:24h
Pessoa utilizando uma maquininha de cartão para realizar pagamento via NFC.
Tecnologia

Qual a melhor maquininha de cartão?

16 de agosto de 2025, 13:39h
camera de monitoramento
Tecnologia

Tecnologia acessível: por que a câmera de segurança IM7 é ideal para iniciantes em monitoramento residencial

24 de julho de 2025, 11:02h
Pessoa usando o aplicativo gov.br no celular.
Dicas

Gov.BR: “Não é possível gerar código de acesso nesse dispositivo”; O QUE FAZER?

15 de julho de 2025, 08:39h
Mulher utilizando laptop com gráficos e dados digitais holográficos projetados.
Tecnologia

5 ferramentas de IA que estão mudando o mercado em 2025

21 de maio de 2025, 20:39h
Jovem olhando para o celular com ícones digitais de redes sociais flutuando ao redor, representando escolhas entre WhatsApp e Instagram
Psicologia e Comportamento

Você é da turma do WhatsApp ou do Instagram? Sua escolha revela algo oculto

19 de maio de 2025, 14:39h
Próximo Post
Como criar projetos sociais e ONGS?

Como criar projetos sociais e ONGS?

5 dicas para microempreendedores da área de alimentação

5 dicas para microempreendedores da área de alimentação

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Imagem de uma mulher com laptop e cédulas de 100 reais, simbolizando o reajuste do salário mínimo em 2026

Reajuste do salário mínimo em 2026: qual o valor previsto?

18 de outubro de 2025, 17:39h
Pessoa segura celular com valor de R$108 em frente à agência da Caixa

CAIXA libera último Pix de R$ 108 para CPFs com finais 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 a partir desta segunda-feira (20/10)

18 de outubro de 2025, 16:39h
Três agentes da Guarda Civil Municipal de costas, vigiando multidão em parque com lago e pessoas ao fundo.

2 concursos da GUARDA MUNICIPAL abrem inscrições no dia 20 de outubro

18 de outubro de 2025, 15:39h
Mulher trabalhando em home office, sorrindo enquanto segura um cartão de notas e utilizando fones de ouvido, com computador e post-its ao fundo.

6 carreiras home office com salários acima de R$ 5 mil mensais

18 de outubro de 2025, 14:39h
Equações com maçã, banana e coco para resolver sistema matemático de lógica.

Desafio de lógica: aprenda a resolver o sistema de frutas!

18 de outubro de 2025, 13:39h
Senhora idosa feliz com notas de cem reais na mão e polegares para cima, representando a satisfação com o pagamento do INSS.

R$ 8.157,41 do INSS: veja se seu pagamento será antecipado para dia 20

18 de outubro de 2025, 12:09h
Notas de 50 reais sendo seguradas por uma pessoa, simbolizando o pagamento de benefícios sociais.

Pé-de-Meia e Bolsa Família: veja as datas de pagamento de outubro

18 de outubro de 2025, 10:39h

Sobre o Pensar Cursos Blog

O Pensar Cursos blog é parte do maior site de cursos gratuitos do Brasil - Pensar Cursos. Além de conhecimento, trazemos informações abordando temas como concursos públicos, atualidades, dicas de redação, profissões, curiosidades, benefícios sociais e desenvolvimento pessoal.

Menu

  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia

Cursos Grátis

Card Tráfego Pensar Cursos
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Informações de propriedade / financiamento
  • Página Principal
  • Política de Cookies (BR)
  • Política de Correções
  • Política de Ética
  • Política de feedback acionável
  • Política de Privacidade
  • Princípios de Publicação
  • Sobre Nós
  • Termos de Uso
  • Whatsapp

© 2025 Pensar Cursos - Blog do maior site de cursos online do Brasil

Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia

© 2025 Pensar Cursos - Blog do maior site de cursos online do Brasil

×

No WhatsApp Number Found!

WhatsApp us

Cursos Gratuitos
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.