O que é o IBGE? O que ele faz para o Brasil?

“Segundo dados do IBGE…”

Quem nunca leu essa frase, e ficou pensando sobre essas quatro letras. I-B-G-E. As letras que nos acompanham sempre que tem o censo da população, pesquisas sobre nossa qualidade de vida, ou pesquisas sobre hábitos e consumos dos brasileiros, não é?

Mas o que é o IBGE? O que ele faz, de fato?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é um órgão federal de pesquisas e levantamento de dados sobre a população brasileira. Um dos órgãos mais sólidos do Brasil (isso é, o que sofre menos cortes, em tempos de inflação), é ainda o sonho de trabalho de muitas pessoas.

Como todo órgão público, para ser funcionário do IBGE, você precisa passar em concurso.

 

Instituto quase centenário

Fundado em 1934, e estabilizado em 36, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foi pensado pelo advogado e estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas, quando ele percebeu a carência do Brasil em um órgão semelhante.

O que as primeiras pesquisas e censos demonstraram é que o Brasil tinha enormes demandas em alguns setores, e, por falta de estudos especializados, esses não estavam sendo atendidos pelos governos, fossem federais ou estaduais.

Após a fundação do IBGE, as esferas governamentais brasileiras puderam acompanhar a evolução de alguns setores, traçando estratégias para atender demandas e requerimentos, de forma mais efetiva.

Antes do IBGE, por exemplo, esferas do setor agrícola, eventualmente, competiam por investimentos. Após a criação do IBGE, o governo brasileiro pode monitorar melhor, não apenas a população brasileira, mas a produção nacional.

Ou seja, o órgão é essencial para os governos terem monitorias frequentemente atualizadas sobre a situação do país.

Dados sobre o para além do Censo Demográfico

Como dissemos a pesquisa mais conhecida e falada do IBGE, possivelmente, é o Censo Demográfico. Porém, o IBGE trabalha tantas áreas e especificidades na produção industrial e na demografia brasileira, quanto é possível.

Seus levantamentos de dados traçam minuciosamente setores da economia, como produção agropecuária, a produção industrial, os serviços de profissionais liberais.

Também monitora e analisa hábitos de consumo do brasileiro, prestando enorme serviço para as indústrias.

Outro campo de atuação é no que se refere aos dados de saúde, tanto física, quanto mental.

Por fim, há o famoso “Censo do IBGE”, que além de definir o número de habitantes, levanta dados sobre população de rua, idosos, crianças, entre outros.

Algumas das pesquisas do IBGE são:

 

  • Censo Agropecuário
  • Pesquisa Extração Vegetal e Silvicultura (PEVS)
  • Pesquisa Trimestral da produção de ovos de galinha (POG)
  • Pesquisa Trimestral da produção de leite (LEITE)
  • Pesquisa Anual dos Serviços (PAS)
  • Pesquisa Mensal do Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF)
  • Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)
  • Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB)
  • Pesquisa Trimestral do Registro Civil

 

Como podemos perceber, são diversos campos de atuação e levantamento de dados. Ou seja, se você quiser saber sobre o Brasil, acesse os dados do IBGE. São fontes seguras e de qualidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.