O que um engenheiro faz? Em que áreas de trabalho um engenheiro pode atuar?

Muitas vezes, quando alguém da nossa família ou amigos diz que pensar em estudar engenharia, o primeiro pensamento que temos (salvo se formos, nós mesmo, da engenharia) é: vai construir prédios.

Associar a engenharia à construção civil é uma das milhares de atribuições cabíveis a alguém com essa formação. A Civil é a área de engenharia mais tradicional, provavelmente, porque ter um lugar para morar é a primeira demanda do ser humano.

Mas hoje, o mercado de trabalho para um engenheiro é tão grande que, talvez, ela só se equivalha a Direito e Administração, em termos de “muitas possibilidades profissionais”.

Além dos campos muito específicos – construir coisas como prédios, máquinas ou produtos –, um engenheiro pode ir para o Setor Bancário, Setor Econômico, Setor Administrativo, Desenho Técnico, entre outras.

Mas, basicamente, a engenharia se concentra em uma atividade: construir.

 

Construindo coisas

Falar que um engenheiro “constrói coisas” é um tanto amplo e genérico. Mas a ideia da faculdade, em geral, é essa: desenvolver algum produto final. Esse produto pode ser um prédio, um carro, um sistema de Inteligência Artificial, uma Linha de Produção, um tipo de milho resistente à geadas, um sofá-cama ergométrico

Colocar como possibilidade de atuação de um engenheiro um sofá-cama e um Sistema de IA parece muito fantasioso para você?

Pois saiba que ambos os produtos envolvem um processo de produção parecido: eles precisam ser desenvolvidos, de uma ideia inicial abstrata, para um produto final concreto, e aplicável no dia-a-dia.

O trabalho de um engenheiro envolve, necessariamente, a especialização em alguma das muitas áreas subjacentes da principal (Engenharia).

Logo, se você se especializa em engenharia ambiental; seu amigo, em engenharia de produção; sua outra amiga, em engenharia de softwares, os objetos de trabalho de vocês três vai variar – e muito.

O que não mudará são as técnicas de análise e produção.

 

Identificando problemas, pensando em soluções – Eis a Engenharia!

O que liga todas as especializações da engenharia é a forma como eles vão trabalhar. A forma metodológica, especificamente. De forma um pouco genérica, podemos dizer que um engenheiro vai seguir esses 4 passos:

  1. Um engenheiro será colocado diante de um problema ou questão.
  2. Então ele precisará analisar os componentes desse problema, analisar as técnicas possíveis de resolução, analisar problemas subsequentes do problema inicial, analisar a resolução desses.
  3. Então, fará uma análise de custos e materiais necessários.
  4. Por fim, coordena a produção e implementação daquilo que ele elaborou.

Essa “fórmula” pode ser aplicada a praticamente qualquer objeto final que exija um conhecimento técnico-cientifico em sua produção. Pense em um problema, pense em como você quer que seja a solução, pense em como você vai chegar a ela, comece a trabalhar.

A partir dessa “receita”, alguém formado em Engenharia consegue atuar em quase todo o tipo de mercado de trabalho. De alimentos à prédios, passando por brinquedos, ecossistemas, remédios, desenhos técnicos, softwares, máquinas, apps, TI e até equipes de trabalho corporativo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.