Para estudar: 5 temas de redação do vestibular UERJ

Descubra quais foram as últimas cinco temáticas para as redações nos vestibulares da UERJ.

Quem está para ingressar no ensino superior sabe o quanto a redação é importante nos vestibulares, que são o passaporte de entrada para as grandes universidades do país. Se você está estudando para se submeter a um exame, não deixe de conferir os últimos temas discutidos entre os candidatos às vagas e fique preparado.

Veja mais: ESSES são os principais erros vistos na redação dos vestibulares

Redação do vestibular UERJ

Confira os cinco temas enfrentados pelos estudantes nos últimos anos.

Em 2020: “O que leva pessoas, em condições semelhantes às de Fabiano, a se considerarem inferiores às demais?” 

“Em ‘Vidas Secas’, de Graciliano Ramos, o personagem Fabiano se submete voluntariamente a outros, como o patrão e o soldado amarelo. Com pensamentos e atitudes reveladores de sua servidão voluntária, Fabiano vê a si mesmo como um bicho, e não como homem.”

Como é possível ver, o livro “Vidas Secas” foi o foco do tema de redação na prova da UERJ em 2020. Na avaliação em questão, a banca examinadora explorou o personagem Fabiano, que olha para si mesmo e se define como um sujeito pequeno, comparando-se até mesmo a um animal, em suas atitudes de submissão e inferioridade. Esse enfoque permitiu uma análise mais profunda sobre questões relacionadas à servidão e à condição de vulnerabilidade das pessoas, bem como as motivações que levam ou podem levar indivíduos a essas circunstâncias.

Você pode Gostar Também:

Em 2021: “A mentira programada é uma arma política válida para conquistar o poder e sustentá-lo?”

“O advento das fake news como arma política, que também podemos chamar de “mentiras programadas”, já era denunciado por George Orwell em 1948, quando escreveu 1984. A partir da leitura do romance, escreva uma redação dissertativa-argumentativa, com 20 a 30 linhas, em que discuta a questão.”

A reflexão acerca do uso de fake news como ferramenta política é abordada como “mentiras programadas” na obra “1984”, do autor George Orwell, concebida na década de 40. O tema central da manipulação do poder político e dos métodos utilizados para alcançá-lo também foi destacado na proposta de redação da UERJ em 2021.

Para estudar: 4 temas de redação do vestibular UERJ (Foto: Unsplash).
Para estudar: 4 temas de redação do vestibular UERJ (Foto: Unsplash).

Em 2022: “O princípio ‘certeza não é verdade’ deve orientar as pessoas na condução de suas vidas públicas e privadas?”

“No final da narrativa, o detetive Espinosa defende que “certeza não é verdade”. Para o personagem, esse deveria ser um dos princípios básicos na condução de uma investigação policial. A partir da leitura do romance de Luiz Alfredo Garcia-Roza, escreva uma redação dissertativoargumentativa, com 20 a 30 linhas, em que discuta a questão.”

O debate sobre a incerteza da verdade foi abordado no tema de redação da UERJ em 2022, cujo ponto central foi o livro “Uma Janela em Copacabana”, escrito pelo brasileiro e carioca Luiz Alfredo Garcia-Roza. Este romance policial, ambientado em Copacabana e centrado em assassinatos, serviu como referência para a discussão ao apresentar um trecho da obra no qual os personagens discutem a subjetividade da certeza. Ali, são explorados termos, como verdade, fatos e a expressão “certeza íntima”, destacando as suas semelhanças e diferenças.

Em 2023: “A capacidade de se opor a um destino socialmente estabelecido fortalece nossa humanidade?”

“O trecho citado de Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguro, revela a razão pela qual os clones foram criados. Apesar de serem semelhantes aos humanos, dois aspectos os distinguem de nós: eles não se reproduzem e não se revoltam contra seu destino. A partir da leitura do romance, escreva uma redação dissertativo-argumentativa, em prosa, com 20 a 30 linhas, em que discuta a questão.”

O tema da redação da UERJ em 2023 girava em torno da capacidade de resistir ao destino, um assunto explorado na obra “Não Me Abandone Jamais”, escrita pelo autor Kazuo Ishiguro, laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 2017. Ao longo do romance, são desenvolvidos temas diversos, como solidão, ingenuidade e humanidade. Alguns deles são enfatizados pela banca examinadora na composição dos argumentos da redação.

Em 2024: “Qual seria, para você, a moral da história narrada em “O menino do pijama listrado”?”

A partir da leitura do romance, escreva uma redação dissertativo-argumentativa, em prosa, com 20 a 30 linhas, em que responda à questão. Em sua redação, apresente argumentos compatíveis com o romance de John Boyne para sustentar seu ponto de vista.

O tema em 2024 focou no livro “O Menino do Pijama Listrado”, escrito pelo autor irlandês John Boyne e adaptado em várias formas de expressão artística, inclusive para o cinema. A tarefa da redação, de natureza dissertativa-argumentativa, solicitava uma análise da moral subjacente ao livro, empregando argumentos que estivessem alinhados com a temática da obra.

Vestibular UERJ: como funciona a redação?

A UERJ seleciona um livro para que os estudantes leiam e debatam em suas produções, sempre explorando algum tema presente na obra. Portanto, a redação consiste em uma dissertação sobre a questão abordada pela obra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.