5 formas ecológicas de lidar com o calor, na sua casa ou trabalho

 

Quando chega o verão, muitas casas de grandes cidades sofrem um problema: o calor. Isso acontece porque muitas de nossas construções contemporâneas não foram pensadas por uma arquitetura europeia.

Como assim?

São prédios, e unidades que não beneficiam a temperatura adequada, em climas tropicais, como os nossos. Logo, no inverno temos climas muito frios.

Já no verão… Parece que vivemos em uma estufa. O ar não circula, há muita incidência de sol, e por vezes o clima fica seco.

Assim, pessoas compram ares-condicionados e ventiladores. Isso resolve o problema do calor, mas se torna um bola-de-neve: com mais aparelhos eletrônicos, há um gasto maior de energia elétrica, que, para ser produzida, consome água de represas e rios.

Além disso, aparelhos de ar-condicionado deixam o ar seco, e algumas marcas podem elevar (e muito) a conta de luz de uma residência.

Logo, como lidar com esse problema? Como aguentar o calor, em casa, de forma ecologicamente correta? Confira essas dicas e não sofra mais (tanto).

 

1.      Opte por cortinas de fibras naturais

Cortinas de fibras como algodão e linho até podem ser mais caras. Por outro lado, acumulam menos calor. Isso porque fibras naturais não são boas em manter a temperatura, como poliésteres e outros plásticos.

Além disso, cortinas ajudam a diminuir a incidência de luz dentro dos lugares. Se forem fibras naturais, esse calor se equilibra, pois ele se dissipa mais facilmente.

Mas, cortinas de fibra são, de longe, muito menos “térmicas” do que persianas de metal, por exemplo.

 

2.      Tenha plantas em casa, e nas janelas

Plantas, principalmente as suculentas (como cactos) são ótimas opções para quem quer equilibrar o calor dentro de casa.

Isso porque, plantas absorvem a luz e o calor, além de bloquear os raios diretos. Além disso, plantas consome dióxido de carbono, e expelem oxigênio e algumas espécies absorvem, também, gases nocivos, como fumaça de cigarros.

Ou seja, ter plantas em casa deixa o ambiente mais fresco e o ar mais saudável.

 

3.      Deixe as toalhas para secar dentro de casa

Espalhar toalhas molhadas pela casa ajuda a diminuir a temperatura, pois a água que evapora delas mantem a umidade alta.

Em um ar mais úmido, você sentira menos calor, uma vez que o vapor de água auxilia na manutenção da temperatura corporal.

Um ar com mais umidade, além disso, permite que você respire melhor – justamente pelo poder catalizador dela.

 

4.      Deixe portas e frestas abertas

Portas e frestas abertas permitem uma melhor circulação de ar. Mesmo se não for possível deixar a porta, pelo menos uma fresta já ajuda.

Correntes de vento auxiliam no esfriamento de superfícies, logo, o ambiente fica mais fresco. Correntes de vento também ajudam no controle da sua temperatura corporal.

 

5.      Use tapetes, colchas e toalhas brancas

Nas mesas, sofás, e pisos, prefira tecidos brancos ou de cor clara. Tecidos escuros absorvem mais a luz, e com isso, o calor solar, diferente da cor branca que repele-na.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.