5 dicas para VIRALIZAR no TikTok e AUMENTAR suas vendas!

Conteúdos de qualidade no TikTok podem ajudar empresários a conseguir muitas visualizações e impulsionar as vendas.

Já pensou em usar o TikTok como uma ferramenta de marketing para o seu negócio? Apesar de ser conhecido por vídeos engraçados e de dança, o TikTok não se resume a esse tipo de conteúdo. A busca mostra que a hashtag empreendedorismo foi usada 9,9 bilhões de vezes.

Portanto, empreendedores conseguem alcançar milhões de visualizações e aumentar as vendas, como a Broglio Cerâmica, que viu os pedidos triplicarem quando um vídeo viralizou.

Porém, com tantos conteúdos diários, como se destacar? PEGN (Pequenas Empresas e Grandes Negócios) entrevistou especialistas e reuniu cinco dicas para ajudar você a crescer na plataforma. Confira a seguir.

5 dicas essenciais para viralizar seu negócio no TikTok

1 – Encontre a sua comunidade

Mais do que simplesmente se tornar viral, para Silvia Belluzzo, do TikTok, a oportunidade de construir uma comunidade é uma vantagem valiosa para os empreendedores. Ela destaca que ter mil pessoas apreciando o conteúdo é significativo, especialmente quando esse conteúdo é relevante para o público-alvo, sendo até mais importante do que atingir milhões de visualizações.

Assim, para conquistar uma comunidade com sucesso, é crucial compreender o tom de voz da sua empresa. É necessário encontrar a identidade da marca, compreender o público-alvo e criar conteúdo que faça sentido para eles, conforme destaca Finamor.

Se o seu público for mais jovem, por exemplo, a inclusão de dancinhas pode ser uma estratégia eficaz, mas essa abordagem pode não ser tão eficiente se o público for de outra faixa etária.

No início, é uma boa ideia testar diferentes linhas de conteúdo para determinar o que ressoa melhor com a sua comunidade. Belluzzo sugere experimentar vídeos que destaquem o produto, contem a história do empreendedor ou evidenciem os benefícios do que está sendo vendido.

Além disso, uma abordagem eficaz para alcançar o público-alvo é criar legendas envolventes que usem palavras e hashtags-chave, visto que o TikTok é utilizado como uma plataforma de pesquisa.

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2 – Acompanhe as tendências da plataforma

Lembre-se que não é o bastante criar conteúdo relacionado ao seu nicho; é crucial adaptá-lo ao formato do TikTok. Dessa forma, a estratégia inicial ao começar a produzir para a plataforma deve ser pensar em como conquistar o espectador rapidamente.

Marcela Moura, proprietária da Papelaria Concurseiros, com vídeos que ultrapassam nove milhões de visualizações no TikTok, enfatiza a importância de seguir a estratégia de Finamor para manter bons números de visualizações. Além disso, destaca a relevância de atender às demandas do público e da plataforma. “Estou sempre de olho nas tendências e consumo muito TikTok. Isso é crucial para entender melhor o público e a rede em si”, afirma.

O professor também sugere que os empreendedores foquem em conteúdos com alto potencial de alcance, como desafios, hashtags e áudios populares. Na própria plataforma, é possível identificar conteúdos em alta.

3 – Interaja com os usuários

Também é essencial pensar nos comentários e compartilhamentos que o vídeo receberá. Além de buscar esse envolvimento, o empreendedor deve alimentá-lo interagindo com os usuários. Pode responder aos comentários ou criar novos conteúdos com base nas mensagens deixadas.

4 – Faça publicações constantes no TikTok

Para Finamor, manter o interesse é essencial, e isso se baseia na consistência e na repetição. O professor destaca que, após algo se tornar viral, é crucial continuar criando conteúdo para a plataforma.

Além disso, ele sugere trazer novos vídeos com elementos semelhantes ao que se tornou popular, como repetir a abertura, o áudio ou o formato do conteúdo.

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5 – Conquiste clientes para o seu negócio

Por fim, após ter sucesso nas redes sociais, é crucial tentar transformar parte dos seguidores em clientes. A consultora do Sebrae destaca a importância de usar uma “chamada para ação”, ou seja, orientar os usuários sobre o que fazer após consumir o conteúdo, como “visitar nosso site” ou “seguir nossa conta”.

Além disso, outra estratégia eficaz é oferecer descontos para motivar os seguidores a visitarem o site.

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