5 dicas para se destacar como líder da sua equipe

Seja chefe de cozinha, dona de uma oficina mecânica, gestora de finanças ou cirurgiã-chefe, a pessoa que lidera uma equipe tem um trabalho imenso pela frente. Há objetivos a serem cumpridos, metas a serem atingidas, certo padrão e qualidade a ser mantido.

Logo, como o líder dessa equipe precisa agir? Como ser alguém que atinge o nível de excelência exigido, mas sem abrir mão de uma posição justa, democrática e saudável?

Em outras palavras: o que faz uma pessoa um líder, e não um ditador?  Na internet, você encontra milhares de listas sobre o tema. Aqui, porém, pensamos em 5 dicas “de ouro”, isso é, dicas essenciais e comuns a todos os grandes líderes.

1.  Trate sua equipe como você espera que os clientes sejam tratados

Regra simples, que vale tanto para todos os serviços que lidam com o atendimento ao público. Quando você trata sua equipe de uma forma, você dá o tom do tratamento que espera para seus clientes.

Sua equipe precisa sentir confiança em você. Precisa sentir que eles podem confiar em você para tirar dúvidas, terem opiniões, receberem conselhos.

Seus funcionários precisam confiar em você, e acreditar que o trabalho que todos estão fazendo é importante. Só assim, eles vão conseguir convencer os clientes, passar a imagem correta de seu ambiente de trabalho.

2.  Valorize as pessoas

Saiba valorizar às pessoas de sua equipe, cada qual com suas diferenças e potencialidades. Entenda que Recursos Humanos não é sobre administrar funcionários rebeldes, e sim identificar no perfil de cada um, a melhor forma de trabalhar pelo bem comum.

Nem todos vão pensar da mesma forma. Alguns empregados serão melhores recebendo ordens. Outros, exercendo sua criatividade pessoal. Então, valorize essa diversidade combinando as inteligências emocionais de cada um, a fim de criar uma equipe capaz de analisar um problema a partir de diversas óticas.

3.  Gerencie os conflitos ao seu favor

Conflitos sempre existirão onde existirem duas ou mais pessoas precisando trabalhar em conjunto. Não veja isso, entretanto, como um problema, mas como uma forma de entender melhor o que a equipe precisa fazer, para obter sucesso.

Se utilize de Psicologia Organizacional para entender os motivos do conflito. Procure ouvir todos os lados, e gerencie debates, para que todos  ouçam a todos, e, dessa forma, encontrem pontos em comum para unir a equipe.

4.  Não imponha – sugira

Em algumas áreas profissionais, é possível que um problema seja vencido por vários caminhos diferentes. Nenhum melhor ou pior, mas diferentes. Se esse for o caso, não imponha decisões. Coloque sugestões, e permita que o membro da sua equipe assuma a palavra final.

Desse jeito, você valoriza seu funcionário, incentiva a autonomia, e chega a resultados diversos, inclusive, daqueles que você pensou, em um primeiro momento. A diversidade de ações e caminhos dá leveza e originalidade ao seu projeto.

5.  Defina objetivos comuns

Unir para fortalecer. Essa é a ideia do trabalho em equipe é o que um líder precisa colocar, como central, no grupo em que gerencia.

Haverá objetivos menores, em níveis diferentes, para cada um. Mas uma meta deve ser “A Meta”, aquilo que fará todos se unirem e batalharem juntos. Faça sua equipe focar nesse objetivo, mais do que em outros.

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