5 dicas para gerenciar um museu

5 dicas para gerenciar um museu

Um dos aparelhos culturais de maior importância na história humana são os museus. Museus existem para que possamos relembrar a história de certo referente, e para que esse passado inspire novas resoluções para o futuro.

Dessa maneira, instituições, das mais diversas, utilizam museus como recursos para promover ícones e fatos.

Entretanto, gerenciar um museu não é algo simples. Não basta pegar ícones antigos e fotografias, e juntar eles em uma sala, mesmo que sua intenção seja fazer um museu pequeno.

Assim, o que é preciso ter em consideração, na hora de administrar esse aparelho cultural? como organizar um museu?

Veja nossas dicas, e mantenha a memória de sua instituição, sempre viva.

 

1.     Saiba qual é a missão do seu museu

A missão de um museu é a ideia do porquê da existência dele. Não precisa ser uma ideia tão ampla, como no caso de Galerias Nacionais, ou Museus de História Natural.

Empresas de alimentos têm museus, pois elas têm uma história de sua formação, e querem manter esse passado na lembrança das próximas gerações. Esse é um exemplo de “missão”.

Sem uma missão, não há motivos para se abrir um museu.

 

2.     Faça exposições interessantes

Mesmo que seu museu seja algo simples (“Museu da fábrica de autopeças X”, por exemplo), ter exposições diferenciadas é importante, para que o público se interesse em visitar sua instituição.

Claro, precisam ser exposições que se relacionem com a missão de seu museu.

No exemplo acima, você pode ter uma exposição sobre os diretores da fábrica; depois, uma exposição sobre os documentos antigos etc.

São exemplos, para reforçar o principal: um museu precisa trazer novidades, para o público sempre ter interesse de voltar lá.

 

3.     Forme sua equipe

“Formar a equipe” não é só escolher as pessoas. É, também, dar orientações e formação a elas, sobre aquilo que o museus apresenta.

Sua equipe será a responsável por orientar o público, acerca do que é mostrado, bem como mostrar a importância do que é mostrado.

Logo, se é um museu empresarial, por exemplo, a equipe precisa ter conhecimentos sobre a importância e história da empresa, para fazer o público se interessar e reconhecer a importância dela.

 

4.     Gere engajamento entre o público

Seu público precisa se engajar na missão do museu. Ou seja, o público precisa interesse no acervo, e interesse em contribuir e falar sobre ele.

Isso pode ser feito de várias formas. Companhas em redes sociais são essenciais (tipo “Marque nosso museus nas suas fotos com o #”).

Além disso, você traz as pessoas para dentro da instituição, ao pedir sugestões do público, ou ainda solicitando doações ou empréstimos, para os acervos e exposições sazonais.

Por exemplo, em um museu de uma fábrica, você expõe as fotos de funcionários antigos, e convida as famílias para visitarem.

 

5.     Preserve o acervo com rigor

“Quem vive de passado é museu”. Sim, porém, precisa ser um passado preservado, e sob constante restauro.

Se as peças não forem preservadas, elas se perderão.

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