5 dicas importantes, para quem estuda línguas sozinho

 

Se você está estudando línguas por conta própria, para se ter sucesso na empreitada, é importante seguir algumas metodologias. Existem diversas delas, e se você está estudando, a partir de um curso pronto, esse estará pautado em uma.

Todos os cursos e materiais de ensino de idiomas seguem alguma delas, mesmo cursos de apps como o Duolingo. Isso porque, para se aprender uma língua, primeiro, é necessário seguir alguns passos. Você não pode “pular etapas”.

(À rigor, se você estiver totalmente autônomo, isso é, se pegou um dicionário e uma gramática e simplesmente começou a fazer seus estudos, você até pode, mas a sua dificuldade, provavelmente, será bem maior)

Dessa forma, existem algumas dicas que podem fazer seus estudos avançarem bastante, tornando, inclusive, o estudo mais dinâmico. Você sabe quais são elas?

Veja no nosso artigo!

 

1.     Comece pelo presente simples

Por que a escola sempre ensina o “verb to be” em inglês (e algumas, por razões variadas, não saem dele)?

Porque é mais fácil você aprender outra língua, se começar falando sobre o seu tempo agora. Quem você é, onde está, o que quer, o que está sentindo.

Sem entrar muito em Filosofia, mas se pensarmos bem, só existe o agora. O passado é uma reconstrução de memórias. O futuro é uma expectativa que talvez não se cumpra.

O importante em uma língua nova, primeiro, é falar sobre seu momento atual.

 

2.     Repita os exercícios tanto quanto for necessário

O tempo que você deve fazer fazendo e refazendo exercícios e leituras podem variar. A sistematização pedagógica de escolas de idiomas é pensada em um tempo médio, num prazo de mais ou menos quatro meses.

Nesses quatro meses, haverá um numero suficiente de repetições para que alunos com facilidade não fiquem “entediados” e alunos com dificuldade não fiquem “atrasados”.

Quando você estuda autonomamente, esse tempo não precisa ser respeitado. Assim, se você sentir que é necessário estudar um único capítulo por meses, faça isso.

 

3.     Faça repetições com variações

Apesar de ser criticado, o método de repetição é eficaz em alguns casos. Não abique totalmente da repetição – mas não fique apenas nela.

E para que você não aprenda de forma “robótica”, faça repetições com variações. Por exemplo:

àI like juice

àI like coffee

àI like soda

Assim, você consegue entender o funcionamento da estrutura (nesse caso pronome + verbo “to like”), em varias situações.

 

4.     Crie personagens

Essencial, para quem estuda sozinho.

Criar personagens, nesse caso, significa criar um perfil de pessoa, diferente de você, para que você aplique estruturas linguísticas sobre ela. Ou seja, para que use a língua com ela.

Livros de idiomas já terão essas personagens, e em escolas de línguas esse formato de aula acontece, devido à presença de outras pessoas.

 

5.     Mantenha contato com a língua

Leia textos, ouça músicas e veja filmes, na língua que você está estudando. Ter contatos com materiais “não didáticos” é essencial para você conhecer a língua em uso, assim, desenvolvendo conhecimentos.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.