5 cuidados que você precisa ter antes de começar um treino na academia

 

 

Quem busca uma academia de ginástica tem seus motivos, e todos eles são válidos. Seja para emagrecer, ganhar músculos, seja para tratamento fisioterapêutico ou psicomotor, academias de ginástica são populares e muito requisitadas.

Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados. Afinal ir a uma academia não é tão simples quanto parece. Os aparelhos são, relativamente, fáceis de se utilizar. Um halter são duas esferas de ferro ligadas por uma barra, e usar ele significa levantá-lo – qual a dificuldade?

Respondemos: muitas. Pense que se você não posicionar o pulso corretamente, você pode piorar um problema pré-existente ou até gerar um novo.

E isso é para todos os aparelhos.

Às vezes, você quer só uma simples sessão de caminhada. Mas será que é isso que seu médico recomendou, ou é o que você quer?

Assim, se você quer começar a frequentar uma academia, se atente a alguns cuidados.

 

1.      Será que você precisa ir a uma academia?

Muitas vezes associam atividades físicas a academias de ginástica. Porém, será que o que você precisa é uma academia?

Existem diversas possibilidades de exercícios físicos, aeróbicos e fisioterapêuticos. E nem todas estão em uma academia.

Às vezes, você precisa fazer terapia de modalidade funcional. Às vezes, você precisa de algumas sessões de RPG. Às vezes, você é alguém que “funciona melhor” com atividades externas que demanda atenção, como Tai chi chuan ou Yoga…

Descubra o que você quer – e mais importante – precisa, e fale com seu médico.

 

2.      Não comece nenhuma atividade sem uma avaliação médica, antes

Mesmo atividades simples, como natação ou yoga podem comprometer sua saúde muscular, se feitas de forma precipitada.

Logo, se você quer fazer uma atividade física, procure orientação médica. Peça um prontuário ou laudo; ele será um “guia” sobre você, para o profissional de educação física que irá treiná-lo.

Por meio desse documento, será possível identificar o melhor treino ou atividade, para o seu perfil físico ou pessoal.

3.      Não faça exercícios sem orientação

Academias de qualidade terão um profissional de Educação Física pronto para atender aos clientes. Então, não comece nenhum treino sem a ajuda de um.

Leve seu prontuário médico, e peça auxílio ao personal trainer da academia. Em academias sérias, esse profissional irá criar um treino pessoal e exclusivo, atendendo suas necessidades e demandas pessoais.

Além disso, um personal irá corrigir eventuais mau usos e inadequações na operação de equipamentos.

 

4.      Não se compare com outras pessoas

Um dos maiores erros de quem começa academia é se comprar com outras pessoas. Algumas pessoas querem ter a mesma forma física de uma celebridade, mas se esquecem que isso pode levar tempo, e sacrifícios.

Além disso, há o componente biofísico, que varia muito de pessoa a pessoa.

 

5.      Mude seus hábitos

Você até pode começar a academia, e continuar com maus hábitos (fumar, comer gordura etc.). Entretanto, isso pode atrasar seus resultados e objetivos.

Logo, se você busca algum resultado específico, comece a repensar sua vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.