5 cuidados essenciais na hora de desenvolver um site ou app

 

Se você é programador, sabe que, na hora de criar um site ou app para um cliente, algumas questões são essenciais. Dentre essas, podemos destacar o excesso de informações desnecessárias, adequação das fontes, em termos de tamanhos e cores e facilidade das funções.

Isso, parece algo bastante claro, mas, na hora de criar, talvez esses detalhes passem batidos, porque, como diz o ditado, uma coisa é falar a outra é fazer.

Algumas ideias podem parecer extremamente eficazes no papel, mas como um programa apresentam problemas, ou ainda, problemas para alguns públicos específicos.

Isso pode parecer algo menor, uma vez que você considera um público-alvo no briefing de criação do app. Entretanto, uma interface complicada, pouco clara, ou difícil de compreender pode gerar avaliações negativas de parcelas menores do público.

Logo, ao decidir criar um app ou site, tenha alguns cuidados.

 

1.      Clareza nas informações

Muitas pessoas mais velhas têm dificuldades de acessar sites e apps. Quando elas têm dificuldades de compreender as informações desses, isso se torna um problema ainda maior.

Logo, ao desenvolver um programa, procure redigir as informações que ele trará de forma clara, e direta. Evite linguagens muito técnicas, ou excesso de coloquialismos.

Seus usuários precisam ter facilidade, na hora de usar o sistema.

 

2.      Facilite os canais de comunicação com o suporte técnico

O grande problema de alguns apps e sites de serviço é a dificuldade em relatar problemas, na hora de acessar o suporte técnico.

Alguns usuários não vão conseguir explicar o problema, na hora de contactar ajuda. Logo, faça com que os manuais tenham linguagem clara, além de fácil de ser visualizada, hora de buscar ajuda.

Já no atendimento telefônico, priorize uma linguagem direta, e didática, de forma que o usuário consiga visualizar o sistema, conforme o atendente for prestando auxílio.

 

3.      Não use cores muito fortes

Por mais que a identidade visual de sua empresa seja com cores fortes e marcantes, para um programa ou app, prefira tons mais suaves, e com alto contraste entre imagens e fontes.

Um app ou site, principalmente de serviços, será utilizado em aparelhos de alta luminosidade. Cores muito fortes vão atrapalhar o usuário, no acesso a esses.

Prefira poucas cores, e telas de fundo, preferencialmente, brancas. Isso facilitará na leitura, bem como na identificação de tópicos e demais recursos que o app venha a oferecer.

Além disso, cores fortes podem vir a ser um problema, para pessoas com problemas de visão, ou pessoas mais idosas.

 

4.      Use fontes tradicionais

Na hora de escolher as letras que vão compor o texto do seu programa, prefira fontes tradicionais, visualmente semelhantes às de revistas, em um tamanho médio.

Letras de formatos muito diferenciados podem atrapalhar a leitura, principalmente quando consideramos que algumas letras são muito parecidas.

 

5.      Facilite ao acesso para pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência, eventualmente, vão precisar ter recursos visuais e auditivos, para utilizar seu site o app ou site. Acrescente esse recuso, no programa padrão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.