5 canais do Youtube para quem quer estudar Português

Quem vai fazer qualquer concurso ou prova sabe: saber escrever e compreender o Português correto é essencial. Todas as provas têm questões de Língua Portuguesa, porque para todo o trabalho, é obrigatório saber ler e escrever bem na sua própria língua.

E como estudar Português? Há diversas formas. Podemos estudar lendo gramáticas e livros didáticos, fazendo cursos do Pensar Cursos, lendo livros de Literatura… Ou acessando canais do YouTube.

E acredite: há vários, e eles são administrados por pessoas cheias de conhecimento e criatividade.

Além de mostrarem os conteúdos com linguagem didática, dinâmica e popular, esses canais complementam todas as demais formas de estudo que falamos acima.

Você sabe que canais são esses? Confira:

 

1.    Professor Noslen

Um dos canais mais populares do ensino de Português, no YouTube. Professor Noslen produz vídeos dinâmicos, cheios de humor e efeitos, e utilizando uma linguagem jovem e popular.

Seus vídeos abordam as mais diversas questões de Português – da Redação à Literatura, passando por Historia da Língua e pela temível Gramática –, mas sempre com humor e recursos audiovisuais, como trechos de filmes e memes.

Além disso, Noslen traz vídeos com conteúdos culturais (como músicas e etimologia), mas sob uma abordagem da linguística.

 

2.      Portuguese With Leo

No canal Portuguese With Leo, o português Leo aborda as diversas formas e questões da Língua, nas suas diferentes variantes, por meio de dinâmicas e bate-papos com pessoas de outros países – como Angola, Brasil e Moçambique.

Um bom canal para aprender sobre a Língua, nos outros países onde ela é falada, e para conhecer palavras, gírias e historias diferentes.

Isso porque Leo não só compara as palavras, mas explica (ou pede para os convidados explicarem) os contextos delas.

 

3.      Esquemaria

Esquemaria é um canal de Português e Literatura, mas voltado à concurseiros. A apresentadora dele se dedica a abordar pontos mais importantes das questões de Português, além de ter diversos vídeos com resumos de livros básicos.

A linguagem é fluída, e divertida, e os vídeos são divididos por temas.

 

4.      Português com Marcia Macedo

O canal Português com Marcia Macedo é apresentado pela professora Marcia, que tem aulas especialmente voltadas à pronúncia e diferenças entre o português brasileiro e o de outros países.

Apesar de ser uma página voltada para estrangeiros que querem aprender português, mas com didatismo o bastante para ajudar brasileiros. Além de gramática, há muitos vídeos sobre gírias e expressões idiomáticas.

Além disso, a apresentadora faz lives semanais, para atender às dúvidas do público, trazendo assuntos e discussões relevantes.

 

5.      Brazileirices

Canal apresentado por Camilla Wotton Villela, o Brazileirices é o que se propõe: um canal sobre o Brasil – mas a partir de uma abordagem linguística.

Então, Camilla fala sobre gramática, literatura, pontuação e dicas de redação… mas também sobre filmes brasileiros, geografia do Brasil e assuntos culturais (expressões, culinária, historia, gírias regionais, entre outros).

Com uma edição de vídeos divertida e dinâmica, e uma linguagem leve e descontraída, Brazileirices é um canal para maratonar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.