4 profissões tradicionalmente artesanais que NÃO vão desaparecer

Existem profissões que são tão antigas quanto à própria civilização. E que são extremamente técnicas. Exigem conhecimentos enormes, e mesmo com toda a tecnologia avançado a qual somos submetidos, dificilmente vão desaparecer.

Claro que profissões como “ator”, “artista” e “cantor” são exemplos desses empregos. Mas aqui estamos falando de trabalhos que, numa perspectiva friamente utilitarista “tem utilidade” (e claro, artistas são essenciais para uma sociedade mais humanizada).

Alguns desses trabalhos não são tão bem remunerados. Mesmo assim, geração após geração, continuam atraindo jovens, talvez, por serem exatamente isso que prometem: um trabalho quase impossível de ser executado, tão bem, por uma máquina.

Confira:

 

1.     Tanoeiro

A profissão de produzir barris de madeira, muito provavelmente, não desaparecerá nos próximos anos, por mais que a produção industrial de barris avance. Essa perspectiva é devido a um fator dessa profissão: a demanda de barris de alta qualidade, por produtores de bebidas de luxo.

São trabalhos que variam muito de barril a barril, pois mesmo a safra de um corte de madeira influencia a forma como o barril será produzido.

Cervejarias e vinícolas populares ainda vão utilizar toneis de metal ou de madeira estandardizados. Porém, os mercados de luxo têm uma demanda técnica muito específica.

 

2.     Restauradores

Restauradores são pessoas que restauram objetos antigos, principalmente, peças de arte, mas também móveis, pratarias, e objetos de arquitetura.

Não é um trabalho que possa ser feito por qualquer um, uma vez que envolve conhecimentos tão diversos quanto História, Estética e Física dos Materiais. Restauradores precisam de formação nessas matérias, porém sabem os fundamentos básicos delas, a fim de produzir um trabalho de excelência.

Eles precisam restaurar as peças, atendendo a exigências estéticas, fisioquímicas e historiográficas, sob o risco de danificar algo que é irreparável.

Maquinário nenhum é capaz de produzir uma restauração, se não haver um restaurador operando ele.

 

3.     Vidraceiro artesanal

Embora seja bem pouco falado, um vidraceiro artesanal produz peças em vidro exclusivas e únicas. Essas podem ser decorativas ou utilitárias. E, como todo o trabalho artesanal, é praticamente impossível de ser reproduzido por uma máquina com a excelência do trabalho humano.

É um trabalho que exige anos de estudo, porque o vidro liquido é altamente volátil e difícil de ser manipulado. Então, todo o controle de produção é feito pelo vidraceiro. O mínimo erro na produção de uma peça, a estraga totalmente.

E como vidro se fixa rapidamente, consertá-lo fica impossível.

 

4.     Maquiadores

Maquiadores dificilmente desaparecerão, pois cada rosto é único. E cada momento é único. Então, fazer uma maquiagem estandardizada é impossível. O maquiador profissional é capaz de olhar o rosto do cliente, e entender a melhor solução para o que está sendo pedido.

Analisar o rosto, a intenção do cliente, o esquema de cores, os efeitos causados. Se maquiar criar uma imagem para uma vivência.

Isso é um trabalho humano. Os nobres sempre contaram com maquiadores exclusivos, por saberem do poder da imagem.

Esse tipo de habilidade nunca será produzido por uma máquina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.