4 precauções que você deve ter antes de investir em ações

 

Uma das formas de investimentos mais conhecidas – e arriscadas – é pelo mercado de ações. Embora ações sejam extremamente rentáveis na alta, em momentos de crise elas podem ter uma baixa enorme – ou até perder todo o seu valor.

Isso não significa que não seja uma opção viável. Entretanto, é preciso que se tenham alguns cuidados antes de começar. Você sabe quais são eles? sabe como investir de forma correta?

Leia nosso artigo e invista sem medo.

 

1.     Procure corretoras de confiança

Existem milhares de empresas que fazem corretagem na Bolsa, e algumas oferecem seus serviços por um valor muito abaixo daquelas mais tradicionais.

Tenha cuidado com essas empresas. Procure investidoras que tenham reconhecimento no mercado, ou que estejam relacionadas a algum grande banco. Corretoras de valores privadas devem estar regularizadas junto ao Banco Central.

Talvez a taxa administrativa seja um pouco maior, mas nesses casos, você tem mais acesso aos dados e mais segurança nas operações.

 

2.     Entenda o cenário político e econômico

Para investir em ações, você precisa entender qual é o cenário político e econômico que está vivendo. Um governo federal de linha mais conservadora provavelmente privilegiará investimentos em empresas estatais, afetando empresas privadas, por exemplo.

Entendendo quais são as politicas de governo e como as empresas encaram o mercado, você consegue ter perspectivas mais realistas sobre o mercado de ações, por mais que sua corretora ofereça relatórios.

Além disso, você precisa ter uma visão de mercado global, uma vez que empresas internacionais também podem afetar o mercado interno de outros países – consequentemente, afetando os valores das ações.

Assim, é possível pensar em uma carteira de investimentos com diversas frentes, e em setores variados, considerando lucros a baixo, médio e longo prazo.

 

3.     Pesquise sobre as empresas

Você pode comprar ações de empresas consolidadas, ou fazer apostas em novos negócios.

No primeiro caso, é provável que você não vá ter perdas consideráveis, mas é capaz de ter poucos lucros. A ação de uma empresa tradicional é “segura”;

Empresas novas são uma grande aposta. Elas podem decolar de um ano para o outro, ou simplesmente falir.

Por isso, sempre pesquise a empresa, antes de investir nela. Leia relatórios de análises, páginas econômicas, e até noticias sobre o nicho da empresa. Você também pode procurar o site da Receita.

 

4.     Defina seu perfil de investidor

O perfil de investidor serve para todo o tipo de investimento, da poupança à bolsa. Ele é, na maioria das vezes enquadrado em uma das quatro categorias:

  1. Iniciante
  2. Conservador
  3. Moderado
  4. Experiente

Pessoas no perfil 1 tendem a buscar investimentos simples e garantidos, como a poupança.

Pessoas do perfil 2 buscam investimentos arrojados, mas seguros, normalmente, de longo prazo como CDB.

Pessoas do perfil 3 tendem a investir pouco em ações, e em empresas tradicionais.

Já as pessoas do perfil 4 são aquelas que gostam de estudar o mercado, e não se importam de ter algumas perdas, para conseguirem altos ganhos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.