4 formas de divulgar seu trabalho de escrita na internet

Quem trabalha com escrita sabe que uma das coisas mais complicadas que há é divulgar o trabalho – e, consequentemente, conseguir novos clientes. Pois o trabalho de escrita, por vezes, incluís cláusulas de confidencialidade. Logo, o trabalho não pode ser divulgado em sua totalidade.

Além disso, o tom impessoal de algumas produções pode dar a impressão de que o escritor de conteúdo não tem estilo próprio. O que não é necessariamente um problema, mas isso reduz, consideravelmente a possibilidade de valor cobrado.

Isso porque, escritores com um estilo pessoal próprio conferem ao texto personalidade, e por vezes, o que o conteúdo de escrita precisa para se destacar é personalidade.

Por exemplo, meus textos. Em geral, em meus textos, eu converso com os leitores, e de um jeito coloquial. Isso, eu faço em vários textos, é meu estilo.

Assim, como um escritor pode divulgar seu trabalho? Confira 4 dicas importantes.

 

1.      Trabalhe cobrando menos ou de graça

Trabalhar escrevendo para fundações e organizações sociais pode ser um bom modo de divulgar o seu trabalho de escrita, pois, sendo um trabalho voluntário, as condições acerca dele são mais flexíveis.

Claro que você não precisa fazer dessa forma de escrita, uma rotina, afinal, você também tem contas a pagar. Mas fazê-lo de vez em quando, não apenas mostra certa preocupação social com alguma causa, como também permite isso: uma divulgação.

 

2.      Crie um blog ou página plataforma médium

Ter um blog é uma forma eficiente de divulgar seus trabalhos de escrita. Um blog ou site, mas blogs, na sua maioria, são gratuitos, e permitem formatos dinâmicos, além de uma organização de conteúdo melhor.

Servidores como WordPress, e Blogspot são os mais conhecidos, mas o Wix também apresenta formatos muito bons, para quem quer criar um site pessoal.

Já a plataforma medium é adequada para quem não quer se preocupar tanto com o estilo da publicação. Além disso, ela permite você criar hyperlinks com outras publicações da medium, e que seus leitores escrevam comentários em suas publicações.

Por fim, há sempre a opção de criar um site mais profissional, com um designer de sites. É uma opção uma pouco mais dispendiosa, mas torna o seu perfil de trabalho bem mais profissional, e personalizado. É uma boa opção, inclusive, para quem escreve produz redação de conteúdo de nichos bem específicos.

 

3.      Escreva para revistas online

Escrever para revistas online vai ser, um pouco, como escrever para organizações sociais ONGS e afins: é um trabalho voluntário. Ainda há uma questão que é a de seu trabalho, provavelmente, estar submetido a uma seleção. Ou seja, talvez você passe bastante tempo escrevendo, mas não consiga publicar.

Entretanto, em revistas é sua melhor forma de usar um estilo bem pessoal, e divulgar suas ideias.

 

4.      Use as Redes Sociais

Nossos leitores de longa data sabem: aqui a gente defende as redes sociais, para o marketing. Divulgar seu trabalho de escrita é, basicamente, vender ele. Então, use-as para divulgar sua produção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.