4 dicas para você resolver questões de Matemática mais rapidamente, no ENEM e em provas

 

Uma das matérias que mais causa arrepios em estudantes, e em candidatos em concursos e vestibulares é a Matemática.

Isso porque, pelo senso comum, a matéria exige decorar fórmulas e saber como aplicar elas. Logo, é uma matéria que exige “memória”.

O grande problema é que, em muitas provas, praticamente não há uma conta explicitamente colocada. A associação “Matemática ßàContas” é só parte da verdade.

Logo, se você quiser ter um bom desempenho nas provas, esqueça o senso comum.

Um consenso entre os professores é o de que, mais importante que decorar uma fórmula, o ponto central, na Matemática está, justamente, em entender o que se pede.

Além disso, o que mais você pode fazer, para aprimorar seus estudos em exatas? Para saber, veja nossas dicas!

 

1.      Leia o enunciado com atenção, e sem pressa

Diferente de questões de interpretação de texto, nas quais, muitas vezes é possível fazer uma leitura dinâmica e focada, em exercícios de matemática, ler o enunciado todo com atenção, é vital.

Muitas pessoas se confundem nesse ponto: ignoram detalhes mínimos, ou implícitos nos enunciados, porque têm pressa. Assim, entram na questão, logo procurando qual é a fórmula e a conta necessária.

Um erro. Muitas vezes, um exercício traz informações ambíguas, justamente para avaliar a capacidade de raciocínio lógico do candidato.

Assim, quando você for fazer uma prova, administre o tempo para que você consiga ler e compreender os enunciados sem pressa.

 

2.      Faça um infográfico (ou resumo) do enunciado

Após ler o enunciado de uma questão, organize as informações da forma que for mais fácil, para você. Um resumo, um infográfico, uma listagem hierárquica de dados…

Muitas vezes, desconstruir o enunciado, por exemplo, em um sistema silogístico (“Sócrates é homem à homens são mortais à Sócrates é mortal”) ajuda – em muito – na identificação do que está sendo pedido, e como chegar ao resultado.

Pode parecer que isso fará você perder um tempo precioso, na resolução da questão. E o fato é que no início, sim você perderá um pouco de tempo.

Por isso, a próxima dica é, justamente, no sentido de treinar seu tempo. E como você faz isso?

 

3.      Faça diversos exercícios, quando estiver estudando

Fazer exercícios, treinar sua lógica, treinar leitura e metodologia interpretativa de problemas de Matemática são habilidades essenciais, para você ter bons resultados em exames.

No início, você perderá tempo, na interpretação de um enunciado, nessa sistematização. Por isso, fazer simulados e exercícios, quando estiver estudando, é muito importante.

Além deles servirem para você apreender o conteúdo, serviram para você aprender metodologias de leitura e interpretação logico-matemática.

E, posteriormente, fazer as etapas anteriores (e a seguinte) cada vez mais rápido e eficientemente.

 

4.      Atenção às contas

Por fim, preste muita atenção, na hora de fazer contas. Uma vírgula fora do lugar ou uma conversão errada, por exemplo, podem arruinar seus resultados.

Por isso, faça suas contas de forma clara e organizada,

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.