3 lições de “Cidade Invisível” para sua vida

Quem gosta de séries do Netflix deve ter ficado sabendo da série Cidade Invisível, criada por Carlos Saldanha (o diretor do desenho Rio) e estrelada por Marco Pigossi e Alessandra Negrini.

Sem dar spoilers, o que a gente pode dizer é que na série há personagens do folclore brasileiro convivendo no Rio de Janeiro do século XXI, disfarçadas de pessoas normais. Até que uma série de assassinatos começa a acontecer, cabendo ao policial vivido por Pigossi resolver eles.

Prato-cheio pra quem gosta de um bom suspense, Cidade Invisível também traz muitas ideias e lições para nós vivermos nossa vida, e repensarmos algumas de nossas ações.

Separamos três delas – e encontramos alguns cursos para te ajudar a pô-las em pratica.

Confira!

 

1.     Respeite a natureza

Uma das principais mensagens que fica na série é a necessidade de respeitarmos a natureza. Mesmo que ela esteja integrada à cidade, é essencial repensarmos coisas como manejo e conservação de recursos naturais.

Parte dos acontecimentos da trama acontece, justamente, pela especulação imobiliária e pelo desrespeito à biodiversidade, e às comunidades que vivem da agricultura agroecológica.

Assim, é essencial, para sobrevivência das cidades, que o desenvolvimento não abra mão da sustentabilidade. O potencial turístico de um lugar, bem como a abundância de matérias-primas, não justifica um extrativismo irresponsável.

A falta de um tratamento adequado do lixo e políticas de reciclagem leva a um desequilibro no ecossistema mundial.

 

2.     Todos nós temos coisas dolorosas no passado – sofrer por elas é opcional

Todo mundo tem alguma coisa em seu passado que lhe incomoda. Nossa personalidade é formada por essas memórias dolorosas, esses traumas, essas vergonhas.

Sofrer por isso é uma opção. A outra é buscar o tratamento.

Deixar essas questões sem tratamento pode levar a atos condenáveis. Buscar tratamento psicológico, enfrentar esses medos, lutar contra esses traumas, entender eles para evitar problemas futuros – isso não deveria ser motivo de vergonha, mas de orgulho.

Lidar com questões espinhentas, aceitar culpa, buscar reparação são ações essenciais para uma vida saudável.

 

3.     Não procure respostas obvias em tudo

Grande parte da graça da série está, justamente, nos plot twists da série, isso é, nas reviravoltas onde aquilo que parecia óbvio se mostra, totalmente, novo.

Parte do enredo contraria expectativas que a maioria de nós têm, em séries desse tipo, e envolvendo personagens como aquelas. E isso é essencial para sua vida.

A profissional e a pessoal. Muitas vezes, buscamos respostas e caminhos profissionais no óbvio.

Um gestor de uma empresa precisa traçar planos de negócios variados. Se ancorar no óbvio, no que é consagrado na literatura corporativa é essencial. Entretanto, ser criativo e inovador faz toda diferença.

Buscar soluções fora de fórmulas copiadas e repetidas. Dessa forma, ele consegue enfrentar problemas diferentes, com soluções eficazes e originais. Nem sempre as coisas são o que parecem, e estar preparado para enfrentar a surpresa é um traço de liderança.

Não se prender às ideias tradicionais e ousar ser criativo, às vezes, é a melhor solução.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.