3 áreas em ascensão na veterinária brasileira

Os animais fazem parte da vida dos brasileiros.

Sejam domésticos ou de corte, ou ainda de trabalho, é inegável que somos um país que valoriza muito espécies domesticas. Por conta disso, o mercado de trabalho veterinário está se ampliando em cada vez mais especializações.

Logo, a simples graduação em veterinária reduz os horizontes do graduado. Com um mercado agro em expansão, e a cultura pet-person (pessoas sem filhos, mas com animais) em evidência, especializar-se em uma subárea da veterinária é vital.

Então, confira alguns cursos que podem garantir um destaque profissional.

 

Odontologia veterinária

Esqueça o ditado “cavalo dado não se olha os dentes”. Hoje em dia animais também precisam ir ao dentista. Principalmente quando esse recebem alimentações pensadas especialmente para melhorias biofísicas de animais de corte e tração.

Por sua vez, animais como cães e gatos também precisam de acompanhamento odontológico. Os alimentos industriais garantem que eles vivam com muito mais saúde, mas, por outro lado, comprometem a higiene bucal do animal.

Então, o tutor precisa escovar os dentes de seu amigo de quatro patas. E nem sempre isso é possível – o animal estranha o gesto, e ataca o humano. É aí que um odontologista veterinário faz toda a diferença.

 

Produção de ovinos de corte

Um dos nichos do agrobusiness que mais cresce no Brasil é dos ovinos e caprinos – ovelhas e cabras.

Caprinos já eram uma cultura, restrita à região nordeste. Já ovinos, começam agora a despertar interesse do mercado. Por serem animais de feitura mais rústica, aguentam melhor climas variados como o nosso.

A principal utilização da matéria-prima de origem ovina é a lã de qualidade. Amplamente empregada pela indústria têxtil, a maior parte dessa demanda é atendida pelo mercado externo.

No caso dos caprinos, trata-se do couro, de qualidade equivalente a dos bovinos, mas, consideravelmente mais barato.

Além disso, o consumo de produtos lácteos de ovelhas e cabras está se popularizando bastante, enquanto que a carne desses animais vem sendo ganhando espaço no mercado frigorifico.

Por todos esses motivos, há um grande mercado de trabalho para veterinários e biólogos especializados em ovinos e caprinos.

 

Terapias naturais em animais

Uma área que está crescendo bastante é a da homeopatia e fitoterapia em animais domésticos e de utilidade. Essas criaturas já enfrentavam problemas como pulgas, vermes, cânceres e doenças desde antes de sua domesticação. Porém, sua expectativa de vida era consideravelmente menor.

Hoje, por exemplo, um gato pode chegar a viver por quase vinte anos. Remédios dos mais diversos tipos auxiliam sua qualidade de vida. Porém, esses remédios podem apresentar efeitos colaterais fortíssimos. O gato sobrevive a doença – mas em que condições?

Diante dessas questões, a veterinária alternativa surge como uma opção de tratamento de saúde animal, entretanto, menos invasiva.

São remédios homeopáticos, pomadas fitoterápicas, uso de ervas e unguentos semiartesanais, como efeitos similares (ou melhores) do que aqueles da medicina tradicional.

Tutores que têm uma vida mais alternativa, naturalmente, vão procurar isso para seus animais. Logo, irão buscar um veterinário homeopata.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.