WhatsApp está testando a função de NOMES DE USUÁRIO! 

O WhatsApp está desenvolvendo uma função para adicionar ou alterar nomes de usuário nas versões web e Android.

O WhatsApp está trabalhando numa opção para criar e editar nomes de usuário através do web app. O recurso ainda está em desenvolvimento e não foi liberado para testes, mas é um passo importante para reduzir a dependência do mensageiro em números de telefone.

A ferramenta foi descoberta pelo site especializado WABetaInfo no código do aplicativo. Segundo o site, o novo campo permite criar um nome de usuário ou editá-lo, caso já tenha sido criado. A descrição associada à área do nome de usuário menciona que as pessoas poderão encontrar e entrar em contato com você sem precisar do seu número de telefone. Veja mais detalhes a seguir.

Nova função garante mais privacidade

Vale ressaltar que quando você compartilha seu nome de usuário com alguém, essa pessoa não consegue ver seu número de telefone no aplicativo, mesmo após trocar mensagens.

Portanto, isso é um avanço significativo em termos de privacidade, tornando mais difícil para outras pessoas entrarem em contato por meio de métodos como SMS e chamadas fora do WhatsApp.

Veja também: Como ficar OFFLINE no WhatsApp? 

WhatsApp quer alcançar os apps concorrentes

Os nomes de usuário no WhatsApp foram introduzidos em maio de 2023, aparecendo inicialmente na versão beta do aplicativo para Android. No entanto, nessa fase de desenvolvimento, eles ainda não foram liberados para testes e estão sendo preparados para serem implementados em duas plataformas distintas.

Contudo, embora essa função seja uma novidade para o WhatsApp, ela não é inédita entre os mensageiros. O Telegram, um concorrente significativo, já oferece a opção de nomes de usuário há vários anos, permitindo que os usuários escolham se desejam mostrar o número de telefone para todos, apenas para contatos salvos ou para ninguém.

Em 2023, o WhatsApp incorporou diversas funcionalidades de seus concorrentes ao seu aplicativo. Agora, além dos nomes de usuário, o aplicativo apresenta a capacidade de realizar conversas por voz, semelhantes às salas do Discord. Para atender às demandas profissionais, a plataforma também oferece chamadas de vídeo com compartilhamento de tela, uma funcionalidade semelhante ao que o Google Meet e o Zoom já proporcionam.

Veja também: Bolsa Família: Consulte o benefício pelo WhatsApp AGORA MESMO; veja como

Funções lançadas no WhatsApp em 2023

Os “Canais” no WhatsApp permitem que pessoas e empresas enviem mensagens para um número ilimitado de usuários, como um grupo, similar ao que o Telegram já oferecia. Os canais agora aparecem na aba “Atualizações”, antes chamada de “Status”.

Além disso, o aplicativo introduziu a opção de conversas protegidas por senha ou biometria. Em maio, foi lançada uma ferramenta que permite ocultar chats da tela inicial, transferindo-os para a pasta segura “Conversas protegidas”. Essas conversas só podem ser acessadas ao digitar a senha ou usar a biometria cadastrada no dispositivo. Posteriormente, foi anunciado que a pasta “Conversas protegidas” pode ser ocultada da tela inicial e exibida apenas ao inserir um código secreto na busca.

Já as Comunidades foram lançadas em 2022 e chegaram ao Brasil neste ano. Essa ferramenta possibilita a formação de “grupos de grupos” para cultivar comunidades com interesses comuns em diferentes chats.

O app também introduziu o recurso “Legendas em documentos“, permitindo agora adicionar legendas a documentos, semelhante ao que já era possível com fotos e vídeos.

Outra novidade é o recurso “Avatares personalizados”, que disponibiliza avatares da Meta. Os usuários podem criar seu próprio avatar virtual para usar em figurinhas ou na foto de perfil.

Ademais, uma função muito esperada pelos usuários do WhatsApp era a capacidade de editar mensagens, e essa funcionalidade foi oficialmente lançada em maio. Agora, é possível editar mensagens até 15 minutos após enviá-las, e quando essa opção é usada, o aplicativo exibe a palavra “editada” ao lado da mensagem.

Além disso, as mensagens de voz de reprodução única foram introduzidas, semelhante ao recurso de fotos que só podem ser visualizadas uma vez.

Veja também: App para saber quem te bloqueou no Instagram REALMENTE funciona?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.