Você conhece o Carnaval de Oruro?

 

Um dos mais importantes carnavais da América Latina… Não Está no Brasil. Claro que o carnaval brasileiro é de enorme importância econômica e turística para o país. Tanto o carnaval de Rio e de São Paulo, quando o de Salvador e Recife e Olinda.

Porém, a festa e conceito “carnaval” não é algo exclusivo do Brasil. Existem tradições como o Mardi Gras, principalmente em Louisiana (Estados Unidos), o Carnaval de Veneza…

E o Carnaval de Oruro, na Bolívia.

 

Festa europeia com tradições indígenas

O Carnaval de Oruro é uma das festas mais famosas da Bolívia. Seu nome se deve ao local: a cidade de Oruro, situada na Bolívia andina, a cerca de 230 km da capital La Paz. Esta festa remonta aos rituais pré-colombianos, praticados por povos daquela região, como Aimarás e Quíchuas.

Posteriormente, com dominação europeia, a festa foi sendo incorporada e adaptada pela Igreja Católica, que incluiu alusões a passagens bíblicas aos cortejos.

Hoje ele é uma celebração única e herança cultural viva da Bolívia. Tanto que, em 2008, o Carnaval de Oruro foi alçado à categoria de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

Desde então, a festa atraí turistas de todo o mundo, constituindo-se de um dos mais importantes eventos da indústria cultural do país. Tanto que, segundo dados da UNESCO, o carnaval reúne mais de 50 mil músicos e dançarinos.

E o que é o Carnaval de Oruro? Como são as danças e cortejos? Vejamos.

 

1.     Origens pré-colombianas

O Carnaval de Oruro remonta a tempos antigos, antes da chegada europeia, e a celebração era em sentido de honrar e clamar por dádivas do mundo espiritual.

A festa, que hoje é esse carnaval, era um dos rituais em honra à Pachamama, a mãe terra, e a divindades como o deus sol, Inti (para fins de referência, trata-se do sol no centro de bandeiras como da Argentina e Uruguai).

Com movimentos de canonização na América Latina, esses rituais incluíram ícones cristãos, como a Virgem de Socavón.

 

2.     A Dança do Diabo

Um dos momentos mais aguardados no Carnaval de Oruro é a famosa dança La Diablada. Nela, os participantes se vestem com fantasias de demônios e anjos, e representam a luta entre o bem e o mal.

Esta dança é acompanhada por músicas tradicionais e é executada ao longo de todo o percurso do desfile.

 

3.     O Caminho Sagrado

Por vinte horas, o desfile passa por ruas da cidade de Oruro, com bastante música e dança, e peregrinações até o Santuário da Virgem de Socavón. Ao longo do caminho acontecem paradas para apresentações de grupos folclóricos.

 

4.     A Virgem de Socavón

A padroeira de Oruro é a Virgem de Socavón, e por extensão, a padroeira do folclore, na Bolívia. Seu culto acontece desde o século 16, quando missionários espanhóis levraram uma imagem de Nossa Senhora da Candelária à região de Oruro.

A estátua da Virgem é levada em procissão durante o desfile de carnaval, e é venerada pelos participantes e espectadores.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.