ENEM 2024: veja os tópicos de História do Brasil que podem ser cobrados na prova

É fundamental que você estude esses tópicos

Milhares de estudantes brasileiros já começaram a preparação para enfrentar a próxima edição da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, que acontecerá no fim do ano.

O primeiro passo para começar a estudar é entender como cada disciplina será cobrada no exame e quais são os temas fundamentais dentro de cada uma delas. A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias aborda, dentre outros temas, assuntos de história do Brasil.

Mesmo que a história do Brasil seja extensa e repleta de eventos, existem alguns temas que são cobrados com muita frequência e que, assim, você não pode deixar de incluir no seu cronograma de estudos.

Assim, para você consiga turbinar a sua preparação para a prova, separamos um resumo com os temas de história do Brasil que podem ser abordados pelas questões da prova do ENEM 2024. Vamos conferir!

Brasil Colônia

O período conhecido como “Brasil Colônia” teve início somente no ano 1530. A colonização portuguesa foi oficialmente iniciada somente três décadas após a chegada dos portugueses no Brasil, uma vez que eles estavam interessados, no início, somente em usar as colônia como apoio para as novas expedições às Índias. Porém, com o passar do tempo, o Brasil passou a ser visto como uma região de grande potencial econômico e para colonização.

Os estudantes devem estudar os principais aspectos da colonização portuguesa no Brasil, que aconteceu com algumas particularidades importantes. Ao contrário de outros colonizadores europeus na América, os portugueses escolheram um modelo de colonização baseado na exploração do pau-brasil e na instalação de feitorias ao longo da costa.

Brasil Colônia
Não deixe de incluir o Brasil Colônia no seu cronograma de estudos para o ENEM. Imagem: Kuba Karoń/Pexels

Além disso, os estudantes também devem entender as principais características da economia brasileira durante o Brasil Colônia, uma vez elas são cobradas com frequência abordado pelas questões de história do ENEM.

Durante o período colonial, a economia brasileira era baseada em atividades de extração que visavam a exportação. Assim, o Brasil foi transformado em um fornecedor de matérias-primas para o continente europeu, exportando produtos como: o pau-brasil, o açúcar, o algodão, o café e o ouro. O sistema utilizado para o plantio durante o período era o sistema de plantation, baseado na existência de grandes propriedades latifúndios em que era usada a mão-de-obra de escravizados. Os latifúndios estiveram presentes principalmente na região Nordeste do país.

O Primeiro Reinado

O Primeiro Reinado aconteceu entre os anos de 1822 e 1831, quando D. Pedro I governou o Brasil como imperador, após a independência do país, oficializada em 1822.

Na época, o país enfrentou conflitos políticos, econômicos e sociais, além da instabilidade e das dificuldades na consolidação da independência. O Primeiro Reinado terminou em 1831 com a abdicação de D. Pedro I em favor de seu filho, D. Pedro II.

O Segundo Reinado  

Segundo Reinado foi o período em que D. Pedro II governou o Brasil como imperador e começou no ano de 1840, com o fim do Período Regencial. A época foi caracterizada pela estabilidade política e econômica do país, provocada em parte pela consolidação da economia cafeeira, além do Golpe da Maioridade, que colocou fim ao aspecto instável do Período Regencial. 

No período, o Brasil foi palco de revoltas e movimentos sociais. Um dos acontecimentos mais marcantes foi a Guerra do Paraguai, que aconteceu entre 1864 e 1870 e envolveu o Brasil, a Argentina e o Uruguai contra o Paraguai. Dentre os principais motivos que provocaram o conflito, podemos destacar o imperialismo de Solano López, que governava o Paraguai, e a luta pelo controle da Bacia do Prata. O estopim do conflito aconteceu quando o Paraguai invadiu o estado do Mato Grosso.

Por fim, devemos mencionar também que o Segundo Reinado foi caracterizado por transformações sociais e culturais fundamentais, como a abolição da escravatura, em 1888. Por fim, o período (e todo o Brasil Império) terminou no ano de 1889, quando a República foi proclamada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.