O Realismo na Literatura: características, autores e obras

O Realismo foi um movimento literário representou uma mudança significativa na forma como a arte e a literatura eram concebidas em todo o mundo. Neste artigo, vamos explorar a essência do Realismo, sua origem, os principais expoentes desse movimento, as características marcantes do Realismo no Brasil e algumas das obras realistas mais famosas que deixaram um legado duradouro na história da literatura.

O que foi o Realismo?

O Realismo foi um movimento literário que surgiu na segunda metade do século XIX, principalmente na Europa, como uma reação ao Romantismo. Enquanto o Romantismo valorizava a emoção, a imaginação e a subjetividade, o Realismo buscava retratar a realidade de forma objetiva e fiel, sem idealizações.

Surgiu em um contexto de transformações sociais, políticas e econômicas, refletindo a busca por uma representação mais autêntica da vida e da sociedade. Diante disso, as obras literárias se voltaram para o real, abandonando o romantismo.

Principais Expoentes do Realismo

  • Gustave Flaubert (1821-1880)

Gustave Flaubert, escritor francês, é considerado um dos precursores do Realismo. Sua obra mais famosa, “Madame Bovary”, é um marco do Realismo literário, explorando a vida de uma mulher insatisfeita com a monotonia da vida provinciana.

Você pode Gostar Também:
  • Fiódor Dostoiévski (1821-1881)

Dostoiévski, autor russo, é conhecido por suas obras realistas que mergulham nas profundezas da psicologia humana. “Crime e Castigo” e “Os Irmãos Karamázov” são exemplos emblemáticos de sua genialidade realista, explorando temas como culpa, redenção e moralidade.

  • Émile Zola (1840-1902)

Émile Zola, escritor francês, foi um dos principais representantes do Realismo na literatura. Sua série de romances “Os Rougon-Macquart” retrata a sociedade francesa do século XIX de forma crua e realista, abordando questões sociais e políticas com uma perspectiva objetiva e incisiva.

Mapa mental reúne as principais características do realismo na literatura. Imagem: Edulearn/ Reprodução
Mapa mental reúne as principais características do realismo na literatura. Imagem: Edulearn/ Reprodução

Características do Realismo no Brasil

No Brasil, o movimento artístico teve grande impacto na literatura do final do século XIX e início do século XX. Algumas características marcantes do Realismo brasileiro incluem:

  • Objetividade na narrativa: Os escritores realistas brasileiros buscavam retratar a realidade de forma objetiva, sem idealizações.
  • Crítica social e política: A literatura do período abordava questões sociais, políticas e econômicas da época, refletindo as desigualdades e injustiças da sociedade e abandonando o tom romântico das produções do período literário anterior.
  • Regionalismo e Naturalismo: O Realismo brasileiro frequentemente incorporava elementos regionais e influências do Naturalismo, explorando a vida no campo e nas cidades de forma autêntica e detalhada.

Obras realistas mais famosas no Brasil

“O Cortiço”, de Aluísio Azevedo

Considerada uma das obras mais importantes do movimento realista no Brasil, “O Cortiço” de Aluísio Azevedo retrata a vida em um cortiço no Rio de Janeiro, explorando as relações sociais, as injustiças e as paixões humanas de forma realista e contundente.

“Dom Casmurro”, de Machado de Assis

Machado de Assis, mestre do Realismo brasileiro, presenteia os leitores com “Dom Casmurro”, uma obra-prima que explora as complexidades da mente humana, os ciúmes e as incertezas por meio da história de Bentinho e Capitu. 

“Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis

Outra obra icônica de Machado de Assis, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” é um marco do movimento, narrado pelo defunto Brás Cubas que reflete sobre sua vida, suas escolhas e a sociedade da época com ironia e perspicácia.

Ao mergulhar nas obras realistas, somos convidados a refletir sobre as questões eternas que permeiam a existência humana, a sociedade e a natureza dos relacionamentos. Através da lente realista, somos confrontados com a verdade nua e crua, despidos das ilusões e idealizações, convidados a encarar a realidade em sua forma mais pura e autêntica.

Leia também 16ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) recebe inscrições até o dia 26 de abril; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.