Quais são as vantagens do EAD?

 

Uma das modalidades de ensino que mais tem crescido, nos últimos anos, é o ensino (ou educação) à distância, o EAD, principalmente devido às condições que o Novo Corona vírus impôs, em 2020.

Antes, a modalidade era já conhecida e incentivada por algumas instituições. Porém, ainda era vista com muitas ressalvas, fosse por professores, fosse por estudantes, principalmente pelo fato de que a metodologia de ensino EAD ainda era pouco estudada, por quem não era da área.

Depois de 2020, porém, os estudos e cursos sobre o EAD multiplicaram exponencialmente, e formações específicas para docentes do ensino superior começaram a surgir, nas principais faculdade, aos montes.

Hoje, quase em 2022, um fato é dado como certo: o EAD veio para ficar. O ensino presencial ainda existirá, com suas vantagens e metodologias próprias. Porém, o EAD e o Ensino Híbrido (presencial com conteúdos online) não vai enfraquecer. Ao contrário.

E quais são as vantagens do EAD, afinal?

 

1.      Aulas quando, e onde, você quiser

Há modalidades de EAD das mais diversas. Daquelas feitas a partir de reuniões online, até aquelas que são apenas um fórum de discussões.

E são as que não envolvem aulas ao vivo (as de reuniões online), as que atraem mais pessoas. Cursos que estão integralmente em uma plataforma EAD, ainda mais quando não envolvem aulas transmitidas, permitem que o estudante acesse o curso em qualquer lugar, em qualquer horário.

Para pessoas que trabalham o dia todo, ou que moram muito distantes de grandes centros, isso é uma “mão na roda”. O aluno cria sua própria metodologia e ritmo.

Já imaginou estudar contabilidade na beira da praia, por exemplo?

 

2.      Professores altamente qualificados

Uma grande vantagem do EAD é que, por meio dele, você pode ter aulas com professores de universidades de primeira linha, sem ir a esses países. Muitos querem estudar, por exemplo, em Oxford, na Inglaterra, mas as questões econômicas pesam (e muito) nessa decisão.

Com o EAD, isso não vira um grande problema.

A instituição pode ofertar cursos para todo o mundo. Em outra medida, o que podemos dizer é que o EAD democratizou o ensino.

Às vezes, a verba que um aluno teria, para um curso, é apenas o valor da mensalidade:  no EAD isso não é um problema. No caso de um curso em outra cidade, haveria gastos com transporte, alimentação, hospedagem.

 

3.      EAD ECO

O EAD é uma modalidade de ensino que traz uma grande vantagem: é ecológico. Gasta-se com energia elétrica, e só. Diferente de outros cursos, os materiais são todos digitais. Assim, o aluno só imprime aquilo que realmente lhe interessa.

Uma grande diferença, em relação aos cursos tradicionais presenciais, nos quais milhares de cópias de xerox eram exigidas – e descartadas com o fim das aulas.

Além disso, professores de cursos EAD podem publicar e divulgar um grande volume de materiais de apoio – seja em texto, seja em audiovisual. Como é tudo digital, o aluno pode optar por ler tudo online, economizando papel.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.