Quais são as VANTAGENS do Duolingo?

Recentemente fizemos uma postagem “polêmica”, chamada de “Quais são as desvantagens do Duolingo?”. Para não parecer que somos contra o popular aplicativo de ensino de línguas, vamos agora na outra direção:

Quais são as vantagens do Duolingo?

Antes, é preciso retomar alguns pontos sobre o ensino-aprendizagem de línguas:

 

  1. Não existe um único meio de aprender uma língua

No ensino de línguas (e de qualquer matéria, na bem da verdade) existem várias técnicas e possibilidades.

Há pessoas que preferem estudar sozinhas; há pessoas que preferem usar aplicativos (e a sua “versão antiga”: CDs, DVDs e K7); há pessoas que preferem escolas presenciais.

 

2.     Não existe um “método melhor do que o outro”

Existem diversos métodos. Todos trazem suas vantagens e desvantagens, por isso, o mais importante é identificar qual é o melhor método para você, e se empenhar nele.

 

3.     Saiba quais são seus objetivos de estudo

O Duolingo tem o objetivo de ensinar o básico de uma língua. O essencial para a comunicação diária. Se o seu objetivo for esse, o app pode ser um bom recurso.

Agora, se seu objetivo for trabalhar com tradução, por exemplo, você precisará fazer uma graduação!

Saiba quais são seus objetivos, ao estudar uma língua, e veja qual é o melhor recurso de ensino na relação custo x benefício.

 

4.     A maioria das escolas foca no ensino instrumental de línguas

O ensino instrumental de línguas significa estudar o idioma enquanto instrumento, para o aluno usa-lo profissionalmente e na continuidade dos estudos.

Claro que muitas escolas apresentam questões estruturais que dificultam esse objetivo, enquanto outras enfatizam a proficiência avançada.

Posto isso: Quais são as vantagens do Duolingo?

 

1.     Aprender “brincando”

O Duolingo usa da gameficação.

A gameficação é um conceito que significa aplicar a lógica de jogos a processos, sejam eles de aprendizagem ou trabalho. Você lida com fases, recompensas, acumulo de pontos, “itens” para auxiliar sua “jornada”…

Tudo isso torna o processo (de aprendizagem) dinâmico e divertido, além de ser instigante, e de trazer satisfação pessoal, pela realização de feitos.

 

2.     Autonomia no estudo

O Duolingo proporciona autonomia.

Por ser um jogo individual, o app permite que o usuário faça as lições e avance nas fases no seu ritmo, isso é, sem depender de outras pessoas.

Isso incluí o tempo de aulas diárias, que podem ser de apenas 5 minutos ou mais.

Em escolas de idiomas, o aluno precisa acompanhar o nível médio dos demais. No Duolingo, cada usuário faz seu próprio ritmo e tempo.

 

3.     Gratuidade

O Duolingo é totalmente de graça. A versão paga fere algumas vantagens, como remoção de anúncios, vidas ilimitadas, uso do app off-line, dentre outros.

Mas, essencialmente, é possível chegar até os níveis mais avançados, sem pagar nada.

 

4.     Portabilidade

Como é um app de celular, você consegue acessar o Duolingo de qualquer lugar. Até do computador. Ou seja, você pode fazer as lições e fases em casa, no ônibus, viajando…

E, por ser um aplicativo de celular, ele é compacto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.